Único brasileiro na lista de 30 finalistas, Neymar ficou na na 16ª posição da Bola de Ouro, tradicional premiação da revista francesa France Football que elege o melhor jogador do mundo no ano.
Desde que chegou à Europa, o atacante do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira só havia amargado uma colocação pior em 2019, quando não entrou sequer na lista dos 30 finalistas. A melhor posição dele foi um terceiro lugar (em 2015 e 2017).
O camisa 10 foi superado pelo décimo-quinto colocado Sterling (Inglaterra e Manchester City), Bonucci (Itália e Juventus), décimo quarto, Chiellini (Itália e Juventus), décimo-terceiro, Lukaku (Bélgica e Chelsea), décimo-segundo, e Haaland (Noruega e Borussia Dortmund), décimo-primeiro.
Neto detona Neymar; assista:
O grande vencedor foi o argentino Lionel Messi, colega de Neymar no PSG, que somou a sétima Bola de Ouro da carreira e igualou Pelé. Robert Lewandowski (Bayern de Munique/Polônia), Jorginho (Chelsea/Itália), Karim Benzema (Real Madrid/França), N'Golo Kanté (Chelsea/França), Cristiano Ronaldo (Manchester United/Portugal), Mohamed Salah (Liverpool/Egito) Kevin De Bruyne (Manchester City/Bélgica) Kylian Mbappé (PSG/França) e Gianluigi Donnarumma (PSG/Itália) fecharam o top 10.
A Bola de Ouro chegou à edição de número 65 e retornou após não acontecer em 2020 por conta da pandemia. Trata-se de uma premiação diferente do melhor do mundo da Fifa - o The Best - cujo o vencedor será anunciado em janeiro de 2022. Nesta lista, Ney está entre os 11 finalistas.