O Franca venceu o Flamengo no primeiro jogo da final da NBB 2023-2024, na manhã deste sábado (1), no Maracanãzinho, por 69 a 56. Com atuação abaixo do esperado e com muitos erros, a equipe comandada por Gustavinho até chegou a abrir vantagem no primeiro período, mas cedeu às bolas de três pontos do Franca. Agora, o maior campeão da NBB leva a desvantagem para Franca, para o jogo 2, que acontece na próxima quinta-feira (6).
Jogando em casa cheia, o Flamengo começou mais intenso e saiu na frente no primeiro quarto. Apesar do volume de jogo, o Franca, nervoso no início, pressionou alto e marcou muitas faltas, mas não saiu tão atrás no placar, com o período terminado em 13-12.
Em uma crescente, o time comandado por Helinho chegou a abrir uma boa vantagem no segundo período, anulando os ataques rubro-negro. Ao final do segundo período, as equipes foram para o vestiário com o placar de 22-30 para o Franca.
O Mengão esboçou uma reação na volta do intervalo, sem muita efetividade. Quando conseguia chutar de três pontos, a bola não caía. A experiência de Balbi, o armador do Flamengo, foi determinante para cravar algumas faltas para a equipe e aliviar a vantagem do Franca. Só que a equipe do interior paulista errou menos e chegou a abrir 16 pontos de vantagem ao final do terceiro período, terminado em 35-51.
Foi só no quarto set que o Rubro-Negro conseguiu arriscar mais bolas e voltar para o jogo, com Didi convertendo de três e Olivinha bloqueando os contra-ataques do Franca. Para segurar a vantagem do Franca, Lucas Dias sofreu faltas e foi preciso nos arremessos. Sem conseguir anular os ataques adversários, o Flamengo levou pressão até o final e não reverteu o placar de 56-69.