Dominante e com Big 3 no Hall da Fama, time do último título do Celtics fez história; relembre

Com trio formado por Ray Allen, Kevin Garnett e Paul Pierce, Boston encerrou jejum de 22 anos na NBA

Por Rodrigo Lima

O "Big 3" do Boston Celtics de 2008: Ray Allen, Kevin Garnett e Paul Pierce
NBA

Jayson Tatum, Jaylen Brown, Al Horford e companhia estão prestes a escrever mais um capítulo da vitoriosa história do Boston Celtics. A equipe está a uma vitória de conquistar o título da NBA após 16 anos, o último foi em 2008, com astros que hoje fazem parte do Hall da Fama da maior liga de basquete do mundo.

NBA Finals na Band:

A Band e o Bandplay transmitem o quarto jogo da NBA Finals, entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, nesta sexta-feira (14), às 21h15, com narração de Rômulo Mendonça, comentários de Ricardo Bulgarelli, e reportagens de Alana Ambrosio e Eduardo Barão.

Boston, que lidera a série por 3 a 0, pode decretar o seu 18º título, encerrando um jejum de 16 anos, em caso de uma nova vitória.

Big 3:

Durante a off-season da temporada 2007/2008, o Boston Celtics estava decidido a montar uma equipe para finalmente voltar a ser campeão pela primeira vez desde 1986, quando ainda era liderado pela lenda Larry Bird. Para isso, montou um dos trios mais dominantes da história da NBA, com Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett, chamados de Big Three. Os três integram o Hall da Fama.

Ray Allen chegou a Boston após uma troca durante o draft com o Seattle Supersonics. Já Garnett foi adquirido pelo Celtics durante a janela de agentes livres, depois de Kevin ter deixado o Minnesota Timberwolves após 12 anos.

Os dois chegaram para reforçar uma equipe que já contava com uma estrela que era o rosto da cidade, Paul Pierce, draftado pelo Celtics em 1998, e a jovem promessa Rajon Rondo, draftado em 2006 e eleito a revelação da temporada em 2007.

Boston Celtics campeão de 2008 - Crédito: NBA

Temporada regular

Provando ter acertado nos movimentos para montar a equipe, Boston foi o melhor time durante toda a temporada regular na Conferência Leste, sendo também a franquia com mais vitórias em toda a liga.

Foram 66 vitórias e apenas 16 derrotas durante a temporada regular, sendo que pela primeira vez desde 1991/92, o Celtics venceu mais de 50 jogos. Campanha superior até a de 2023/24, onde Boston teve 64 vitórias e 18 derrotas.

Assim como em 2023/24, o time formado pelo Boston Celtics era muito coletivo. Paul Pierce foi o grande cestinha da equipe, com média de 19.6 pontos, 4.5 assistências e 5.1 rebotes por jogo. Garnett comandou o garrafão celta com média de 9.2 rebotes por jogo.

Rondo distribuía assistências, tendo média de 5.1 por jogo, enquanto Ray Allen era decisivo com bolas de 3, algo que o marcou durante toda a carreira.

Playoffs:

Apesar de ter sido a melhor equipe durante toda a temporada regular, passando por cima dos adversários com facilidade, nos playoffs a vida do Boston Celtics foi bem diferente.

No confronto da primeira rodada, enfrentou o Atlanta Hawks e teve que suar a camisa para vencer a série por 4 a 3, vencendo todos os jogos em sua casa.

Nas semifinais de conferência, encarou o Cleveland Cavaliers, e novamente sofreu para avançar, vencendo somente as partidas com o apoio de sua torcida e encerrando a série só no sétimo jogo.

Nas finais de conferência, mais dureza. Venceu o Detroit Pistons por 4 a 2, com duas vitórias apertadas no jogo 4 e 5, pelo placar de 106 a 102 e 89 a 81, respectivamente.

E se na temporada regular Paul Pierce era o grande jogador de Boston, nos playoffs o experiente Kevin Garnett assumiu o protagonismo e foi decisivo com média de 20.4 pontos, 3.3 assistências e 10.5 rebotes por jogo.

Finais contra o Lakers:

Nas finais, Boston enfrentou o seu rival histórico, o Los Angeles Lakers, que contava com os já consolidados Kobe Bryant, Paul Gasol e Derek Fisher.

Kevin Garnett contra o Lakers nas finais de 2008 - Crédito: NBA

Após vencer os dois primeiros jogos, no TD Garden, Boston perdeu o terceiro jogo da série, em Los Angeles. O Celtics voltou a vencer no quarto confronto e passou a ter o match-point da série, mas perdeu novamente no quinto jogo e encerrou a série com uma vitória histórica por 131 a 92, encerrando um longo jejum ao conquistar o título da NBA após 22 anos.

Paul Pierce foi o MVP das finais, com média de 21.8 pontos, 6.3 assistências e 4.5 rebotes por jogo, sua melhor média durante toda a temporada.

Semelhanças com Boston de 2023/24:

A uma vitória do seu 18º título, o primeiro desde 2008, que pode a equipe do Celtics que disputa as finais de 2024 contra o Dallas Mavericks possui algumas semelhanças com o time da última conquista.

Jayson Tatum e Jaylen Brown, assim como Paul Pierce e Rajon Rondo são dois “pratas da casa”. Tatum foi draftado por Boston em 2016, enquanto Tatum foi a terceira escolha no draft do ano seguinte.

A dupla conta a ajuda e a experiência de Al Horford, que assim como Kevin Garnett busca seu primeiro título da carreira após muitos anos na liga e ser um dos maiores maiores reboteiros dos playoffs, na 18ª posição. Garnett ocupa a 16ª.

E se Jrue Holiday não é um grande pontuador e chutador em bolas do perímetro como Ray Allen, sua chegada também causou grande impacto, sendo uma peça chave no jogo coletivo de Boston e também agregando em experiência.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.