Michael Jordan não é mais dono do Charlotte Hornets. A franquia da NBA anunciou nesta sexta-feira (16) a venda do time por Jordan, que detinha as ações majoritárias do clube, adquirido pelo ex-jogador há 13 anos.
“O Hornets Sports & Entertainment (HSE) anunciou hoje que o presidente Michael Jordan chegou a um acordo para vender sua participação majoritária no Charlotte Hornets a um grupo (“o Grupo de Compradores”) liderado por Gabe Plotkin e Rick Schnall”, divulgou o Hornets.
Plotkin já era dono minoritária no Charlotte, parte essa adquirida em 2019. Já Schnall teve uma parte da franquia do Atlanta Hawks, rival de divisão do Hornets, mas está no processo de vender seu investimento do clube da Geórgia, o que deve ser concluído nas próximas semanas, de acordo com a equipe da Carolina do Norte.
Na última temporada, o Charlotte Hornets terminou na penúltima colocação da Conferência Leste da NBA, com apenas 27 vitórias e 55 derrotas. Com Jordan, que já havia se tornado um acionista minoritário do clube em 2006, ainda quando a equipe tinha o nome de “Charlotte Bobcats”, a franquia nunca venceu uma série de playoff da NBA.
Confira a íntegra do comunicado divulgado pelo Charlotte Hornets confirmando a venda da franquia:
O Hornets Sports & Entertainment (HSE) anunciou hoje que o presidente Michael Jordan chegou a um acordo para vender sua participação majoritária no Charlotte Hornets a um grupo (“o Grupo de Compradores”) liderado por Gabe Plotkin e Rick Schnall.
Plotkin, que adquiriu uma participação minoritária no Hornets em 2019, é governador suplente no Conselho de Governadores da NBA desde 2019 e é o fundador e diretor de investimentos da Tallwoods Capital LLC. Schnall é co-presidente da Clayton, Dubilier & Rice LLC, onde trabalhou por 27 anos, e tem sido um proprietário minoritário significativo do Atlanta Hawks e um governador alternativo no Conselho de Governadores da NBA desde 2015. Schnall está no processo de vender seu investimento nos Hawks, que deve ser concluído nas próximas semanas.
O Grupo de Compradores também incluirá Chris Shumway, Dan Sundheim, Ian Loring, Dyal HomeCourt Partners, o cantor nativo da Carolina do Norte J. Cole e o cantor e compositor de música country Eric Church, e vários investidores locais de Charlotte, incluindo Amy Levine Dawson e Damian Mills.
Como parte da transação, Jordan manterá uma participação minoritária na equipe. A transação está sujeita à aprovação do Conselho de Governadores da NBA. Juntamente com os Hornets, a propriedade da HSE inclui o Greensboro Swarm (NBA G League) e o Hornets Venom GT (NBA 2K League), bem como o gerenciamento e operação do Spectrum Center, cada um dos quais está incluído como parte da venda.