NBA Finals revive conturbada relação entre Kyrie Irving e Boston Celtics

Armador vai reencontrar torcida do Boston Celtics nesta quinta (6), com quem tem histórico de provocações

Por Rodrigo Lima

NBA Finals revive conturbada relação entre Kyrie Irving e Boston Celtics
Kyrie Irving vai reencontrar o Boston Celtics nas finais da NBA
NBA e Brad Rempel/Reuters

O confronto entre Celtics e Dallas Mavericks vai colocar frente a frente o armador Kyrie Irving e a torcida da equipe de Boston, que possuem uma relação de amor e ódio, que promete ser um capítulo à parte das finais da NBA. No enredo, xingamentos, gestos ofensivos e até uma “mandinga” para afastar “energias ruins”.

NBA na Band

A Band vai transmitir todos os jogos das finais da NBA, entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, a partir desta quinta-feira (6), às 21h15, com narração de Rômulo Mendonça, comentários de Ricardo Bulgarelli e reportagem de Alana Ambrosio e Eduardo Barão.

Irving e Boston: relação de amor e ódio

Antes de contar a história de como Irving e a franquia de Boston entraram em rota de colisão, vale lembrar como o jogador chegou e saiu de Boston.

Kyrie jogou pelo Celtics entre 2017 e 2019, após ser campeão em 2016, ao lado de LeBron James, e perder as finais de 2017, com o Cleveland Cavaliers.  

A transferência para o Boston se deu a pedido do próprio Kyrie, que tinha a intenção de ser a grande estrela de uma franquia e sair da sombra de LeBron. Para contar com o jogador, um dos maiores nomes da liga, o Celtics cedeu ao Cavaliers Isaiah Thomas, Jae Crowder e Ante Žižić, além de uma escolha do draft de 2028 e uma de segunda rodada de 2020.

Durante as duas temporadas em que esteve no Boston Celtics, Kyrie atuou em 127 jogos, com média de 24.1 pontos, 6.1 assistências e 4.4 rebotes por jogo, sendo a principal estrela da equipe e adorado pelos torcedores enquanto esteve em quadra.

Início arrasador e cirurgia:

Com uma temporada onde teve média 24.4 pontos por jogo, Irving liderou o Celtics a uma temporada regular com 55 vitórias e 27 derrotas, terminando a Conferência Leste na segunda posição e quebrando diversos tabus.

Um dos tabus que ajudou a quebrar foi o de vitória contra o Spurs. Boston não vencia a equipe de San Antonio desde 2011, e em 2017 pôs fim a um jejum de seis anos.

Outra marca de Irving em seu início foi a de 128 pontos em seus primeiros seis jogos pelo Celtics, algo que não acontecia desde Kevin Garnett e Ray Allen em 2007, quando anotaram 131 pontos.

Em 2018, Kyrie precisou passar por uma cirurgia invasiva para remover um fio de tensão articulatório de seu joelho esquerdo, colocado no jogador após uma cirurgia em 2015, quando sofreu uma fratura durante a disputa das finais da NBA com o Cleveland.

Com isso, o armador acabou perdendo todos os jogos dos playoffs, e Boston foi eliminado nas finais da Conferência Oeste, perdendo a série por 4 a 3 para o Cavaliers.

Segunda temporada com novos recordes

Após se recuperar da cirurgia, Kyrie voltou a jogar em alto nível e continuou a bater marcas históricas do Boston Celtics. Em uma vitória sobre o Toronto Raptors, em novembro de 2018, anotou 43 pontos e 11 assistências, se tornando o primeiro jogador celta a atingir essa marca desde Antoine Walker em 2001.

Irving também se tornou o primeiro jogador de Boston a anotar 11 duplo-duplos desde Larry Bird em 1986/1987 e chegou a seis jogos seguidos com pelo menos 25 pontos, sua melhor sequência na carreira.

A temporada do Celtics e de Irving acabou nas semifinais do leste, ao perderem a série para o Milwaukee Bucks por 4 a 1.

Saída conturbada e histórico de provocações:

Durante seu último ano de contrato com o Boston Celtics, Kyrie chegou a declarar para torcedores que renovaria seu contrato e ficaria na cidade por mais tempo. Considerado a maior estrela do elenco, Kyrie não cumpriu com a promessa e se transferiu para o Brooklyn Nets, revoltando os torcedores celtas.

Em seu primeiro confronto contra o Celtics, em Boston, o armador chegou a espalhar incensos ao redor da quadra para "afastar más energias" e foi vaiado durante toda a partida.

Em 2021, novamente atrito entre Kyrie e os torcedores de Boston. Após a vitória do Nets no TD Garden, um torcedor do Celtics arremessou uma garrafa na cabeça do armador e acabou preso dias depois.

Mas o embate entre torcedores e o jogador não pararam por aí. Durante a disputa dos playoffs de 2022, Celtics e Nets se enfrentaram pela primeira rodada da pós-temporada e, após ser muito xingado por torcedores de Boston, Irving rebateu mostrando o dedo do meio em duas oportunidades. O armador chegou a ser multado em 50 mil dólares pela liga.

Agora, prestes a escrever mais um capítulo dessa rivalidade, Irving revela que se arrepende de ter mostrado o dedo do meio aos torcedores do Celtics. Segundo o armador, "não foi um grande reflexo do meu lado para a próxima geração sobre como controlar suas emoções, não importa o que as pessoas gritem".

Em seu primeiro ano no Mavericks, Kyrie Irving tem média de 26 pontos, 5.4 assistências e 5 rebotes por jogo, sendo uma das estrelas da franquia ao lado de Luka Doncic, onde tenta dar o segundo título da história da equipe de Dallas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais