NBA: Como era o mundo em 2008, ano do último título do Boston Celtics?

Equipe de Boston não conquista o troféu Larry O'Brien há 16 anos

Por Rodrigo Lima

A lenda Bill Russell e Kevin Garnet comemorando o 17º título do Boston Celtics
NBA

O dia 17 de junho de 2008 marcava o último título do Boston Celtics, o seu 17º na história da NBA, ao encerrar a série com uma vitória acachapante de 131 a 92 sobre o Los Angeles Lakers. Desde então, o Celtics nunca mais levantou o troféu Larry O’Brien, jejum que pode acabar agora em 2024.

Já são 16 anos sem conquistar o título, tendo batido na trave por duas vezes. Em 2011, perdeu as finais para o Los Angeles Lakers, e em 2022, para o Golden State Warriors.

Na época, Boston se consolidava ainda mais como o maior campeão da principal liga de basquete do mundo e tinha como seu principal perseguidor o Lakers, que tinha apenas 14 títulos.  

Algo que mudou nesses 16 anos de jejum, já que a equipe de Los Angeles igualou o Celtics em número de conquistas em 2022.

Mas e como era o mundo em 2008, ano em que Paul Pierce, Ray Allen, Kevin Garnett e Rajon Rondo fizeram história?

2008 nos esportes

O ano marcou a primeira conquista de Liga dos Campeões por Cristiano Ronaldo, ainda pelo Manchester United, contra o Chelsea. Atualmente, o atacante português tem cinco Champions.

Por falar em Cristiano Ronaldo, o português foi eleito o melhor jogador do mundo e ganhou sua primeira Bola de Ouro, enquanto Messi ainda não tinha nenhuma.

Em 2008, o Corinthians ainda não era campeão da Libertadores. Pelo contrário, o ano marcou a primeira vez que o clube disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, após ser rebaixado de forma inédita em 2007. Apesar de estar na segunda divisão nacional, o clube paulista chegou na final da Copa do Brasil, perdendo para o Sport.

No Brasileirão, o Vasco experimentou o primeiro dos quatro rebaixamentos da sua história, e o São Paulo conquistou o tricampeonato, seu sexto título da história.

O ano de 2008 também foi o dos Jogos Olímpicos de Pequim. O Time Brasil ficou em 23º no quadro geral de medalhas, com 17 pódios, sendo três ouros, com Cesar Cielo (natação), Maurren Maggi (salto em distância) e o vôlei de quadra feminino.

2008 na música:

Foi um ano de surgimento de grandes estrelas da música pop. Katy Perry lançou seu primeiro single, chamado “I Kissed A Girl”, assim como Lady Gaga, que lançou sua música de estreia “Just Dance”.

Se por um lado tivemos o surgimento de alguns artistas, o grupo mexicano RBD anunciou seu fim após quatro anos e cinco álbuns lançados.

O ano representou também o fim de uma longa espera de 15 anos dos fãs da banda Guns N’ Roses, que lançou o aguardado álbum Chinese Democracy.

2008 no cinema:

No cinema, 2008 representou o início da explosão dos filmes de super-heróis, com o lançamento de Batman – O Cavaleiro das Trevas, filme de maior bilheteria no ano, e Homem de Ferro.

Outro grande sucesso era lançado com o primeiro filme da saga Crepúsculo chegando aos cinemas, junto com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, o quarto filme da série.

O mundo em 2008:

O presidente do Brasil era Lula, que estava na metade do seu segundo mandato.

Fidel Castro renunciou à presidência e ao comando das forças armadas de Cuba, cargo que ocupava desde 1976.

O mundo também passou pela maior crise financeira desde 1929, com a quebra de tradicionais bancos americanos e a explosão da bolha imobiliária americana, que afetou economias em diversos países. Foi a chamada “Crise do Subprime”

Com a crise financeira, o dólar chegou a valer R$ 2,50, patamar considerado muito elevado para a época.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.