Mano Menezes comemorou a vitória do Fluminense no clássico contra o Flamengo, nesta quinta-feira (17), mas fez um alerta de que o time não pode relaxar para conseguir escapar de vez da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
“Tenho certeza de que se o Fluminense fizer a parte dele, como está fazendo, não precisa olhar para os outros adversários, não precisa se preocupar. Está rendendo e tendo aproveitamento para não estar mais aqui [zona do rebaixamento]. É isso que nós temos que seguir, não relaxar, achar que respirou um pouquinho que vai ser fácil. Não vai ser fácil. O futebol brasileiro é duríssimo”, disse Mano.
“É ter maturidade, saber jogar jogo a jogo. Muito feliz de ter vencido o clássico, o Flamengo, o torcedor vai comemorar, mas nós sabemos que amanhã à tarde já começamos a trabalhar para terça-feira que vem [jogo atrasado contra o Athletico]”, acrescentou.
Com o resultado, o Fluminense vai a 33 pontos, sobe para a 15ª colocação e ‘respira’ na luta contra o rebaixamento. Com a vitória do Corinthians sobre o Athletico por 5 a 2, também nesta quinta, o Timão saiu do Z4 (32 pontos) e empurrou o Furacão (17º colocado com 31 pontos).
Na próxima terça (22), o Fluminense enfrenta justamente o Athletico, em partida atrasada. A partida acontece às 19h30, no Maracanã.
Outras respostas de Mano Menezes
Saber jogar clássico
As equipes têm seus ciclos e características. O Fluminense se caracterizou nos últimos tempos por jogar de uma maneira muito vencedora. Mas os adversários são sempre de qualidade. E o clássico às vezes se decide mais pela postura, pelo comportamento, pelas atitudes, do que pelo jogo jogado tecnicamente. Em clássico iguala essas questões.
Outros clássicos sob o comando de Mano
Dos três clássicos que jogamos: perdemos o primeiro com gol de mão, todo mundo sabe que foi um gol de mão que mudou a história do jogo, perdemos o segundo aos 50’, foi jogado igual. Está aí experiência de um técnico saber interpretar as coisas mesmo na derrota, para não destruir coisas. O que a gente fez hoje se deveu à nossa entrega, resistência quando o Flamengo foi melhor. É assim que é. Num jogo desses, o adversário tem os seus momentos, mas você também tem os seus. A gente foi feliz, aproveitamos os nossos momentos, fizemos dois gols bem trabalhados.
Defesa não é vazada mesmo sem Thiago Silva
Quando se fala do Thiago Silva, sempre pontuo que ele é um jogador muito acima da média e não tem discussão sobre isso. Mas eu disse que a equipe já se defendia diferente, e o Thiago estava tendo bom desempenho porque a equipe estava melhor posicionada defensivamente. O grande mérito da equipe está num posicionamento melhor de linhas, de time, isso ajuda muito. As coisas vão entrando nos eixos. O mais importante é acreditarmos em trabalho de equipe, senão sempre vamos reclamar de uma ausência.