Esporte

"Não" ao Corinthians, Seleção Brasileira e mais: relembre começo de Tite no Flamengo

Treinador foi demitido na manhã desta segunda-feira após não apresentar bons resultados

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Tite comandando o Flamengo contra o Bolívar, pela Libertadores
REUTERS/Manuel Claure

Na manhã desta segunda-feira, 30, o Flamengo anunciou a demissão do técnico Tite após vitória sobre o Athletico-PR. Apesar do resultado positivo, o treinador foi vaiado pela torcida no Maracanã e não resistiu no cargo.

Baixo desempenho da equipe carioca causou irritação da torcida flamenguista que começou a pedir a demissão do técnico. Eliminação para o inferior Peñarol, nas quartas de final da Libertadores, foi o ponto final para a diretoria definir a permanência ou não de Tite.

“Não” ao Corinthians

A chegada do treinador ao Flamengo começou de maneira conturbada. Depois de deixar a Seleção Brasileira, Tite disse que não assumiria nenhum clube em 2023, ao longo daquele ano, o Corinthians que flertava com o rebaixamento chegou a sondar o treinador mas ouviu “não”.

No fim da temporada, no entanto, o técnico foi procurado pelo Flamengo e decidiu voltar a comandar um equipe. Sim do treinador para o time carioca gerou revolta dos corinthianos que passaram a chamá-lo de traidor.

Começo avassalador no Flamengo

Depois da Seleção Brasileira, Tite ficou cerca de 11 meses longe do futebol e sua volta ao comando de um equipe levantou questionamentos, principalmente pelo estilo defensivo do treinador que a partir dali tinha um elenco recheado de estrelas.

A primeira grande missão do técnico foi o Campeonato Carioca, que foi concluída com sucesso. Flamengo não apenas venceu a competição, como foi de forma invicta e sofrendo apenas um gol e em uma partida em que os titulares estavam participando de amistosos nos Estados Unidos.

Na ocasião, Tite recebeu inúmeros elogios por ter feito o Flamengo alcançar o tão sonhado equilíbrio no setor ofensivo e defensivo. Além de dominar a seleção do campeonato, o Flamengo teve o melhor ataque, melhor defesa e artilheiro do torneio.

“Fracasso” na Libertadores

Cotado com um dos melhores times do Brasil no início da temporada e grande favorito ao título da Libertadores ao lado do Palmeiras. o Flamengo se despediu da competição de forma melancólica.

Para chegar à final da competição, o Flamengo precisava passar pelo Peñarol, mas a equipe tropeçou no Maracanã e fora de casa. No Rio de Janeiro, Tite não conseguiu furar a barreira uruguaia e ainda sofreu um gol deixando tudo para o jogo de volta.

Na entrevista coletiva, ele projetou que a equipe conseguiria vencer e se classificar, mas a partida da volta não saiu do 0 a 0 e o Flamengo saiu da Libertadores.

Demissão

Com a pressão interna e externa para apresentar bons resultados, Tite não conseguiu tirar o melhor do Flamengo que também sofreu com lesões neste período, sendo a principal delas a do atacante Pedro.

Apesar da vitória em cima do Athletico-PR por 1 a 0, o treinador não resistiu ao cargo e foi demitido nesta manhã. Até o momento quem assume a equipe é Filipe Luís, interinamente, o ídolo estava no comando da equipe sub-20.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.