Morre, aos 76 anos, o ex-técnico de futebol Sven-Goran Eriksson

Sueco fez história em clubes de Portugal, Itália e Inglaterra; no começo de 2024, foi diagnosticado com câncer no pâncreas

Da redação

Sven-Goran Eriksson, ex-técnico da Inglaterra em 2002
Dylan Martinez/Reuters

Morreu nesta segunda-feira (26) o ex-jogador e ex-treinador Sven-Goran Eriksson. A informação foi confirmada à imprensa por familiares do sueco, que tinha 76 anos e sofria de câncer no pâncreas. A doença foi diagnosticada no início de 2024.

“Nosso pai Sven-Goran Eriksson adormeceu pacificamente em sua casa em Bjorkefors, nos arredores de Sunne, nesta manhã. Ele lutou bravamente por um longo tempo por esta doença, mas agora isto chegou ao fim”, afirmaram os filhos Lina e Johan em comunicado, segundo a rede de TV britânica BBC.

Eriksson iniciou a carreira como treinador na década de 1970, conquistando a Copa da Uefa de 1982 pelo Gotemburgo. A partir daí, passou duas vezes pelo Benfica, conquistando três vezes o Campeonato Português, além de ter sido vice-campeão da Copa dos Campeões (1990) e da Copa da Uefa (1983).

O sueco ainda teve longa passagem pelo futebol italiano entre 1984, passando por Roma, Fiorentina, Sampdoria e Lazio. Assumiu a seleção da Inglaterra em 2001, disputando as Copas do Mundo de 2002 e 2006, além da Eurocopa de 2004. Depois, assumiu o Manchester City na temporada 2007/2008.

Na reta final da carreira, comandou o Leicester (2010/2011), além de ter trabalhado em times da China. Comando ainda as seleções do México e da Costa do Marfim, encerrando a trajetória em 2019 como comandante das Filipinas.

“Papai nos contou no começo deste ano sobre a seriedade de sua doença, e recebeu uma incrível resposta dos amigos e dos fãs de futebol ao redor da Europa”, disseram os filhos em nota. “Esperamos que vocês se lembrem de Svennis como a pessoa boa e positiva que ele era, tanto em público quanto em casa conosco.”

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.