Esporte

Melhor que CR7 e "brincar" no Brasileiro; relembre as polêmicas de Renato Gaúcho

Técnico do Grêmio voltou a fazer barulho a falar que não sabe o que representa a palavra "burro" após gritos no empate contra o Palmeiras

O técnico Renato Gaúcho foi novamente o destaque da partida entre Grêmio e Palmeiras na última quinta-feira (4), menos pelo que fez no banco e mais pelo que falou aos microfones depois de ser chamado de “burro” pela torcida no empate por 2 a 2. 

Eu mesmo nunca tinha escutado isso. Por um lado, é bom escutar de vez em quando a palavra ‘burro’, para saber o que é, o que essa palavra representa

Não é a primeira, e nem provavelmente a última, vez que Renato deu show nas frentes das câmeras. Sempre pronto para ironizar os críticos e se autopromover, o técnico acumula frase polêmicas ao longo da carreira como técnico. 

Confira algumas:

Brincar no brasileirão

Uma das primeiras declarações polêmicas do treinador ocorreu em 2008. O Fluminense teve um começo horrível no Brasileirão, chegando a ficar na lanterna da competição. Muito disso se deu pelo fato do clube priorizar a Libertadores daquele ano, como deixou bem claro Renato. 

Estamos a cinco metros de disputar outra Libertadores. Os outros estão a 5 mil quilômetros. Se vencermos a Libertadores, enquanto os outros vão estar correndo no Brasileiro, a gente vai entrar para brincar

O problema é que o Flu não conquistou a Libertadores, perdendo na final para a LDU, e a diretoria levou o Brasileiro bem a sério. Renato foi demitido do clube após o começo ruim no campeonato nacional.

Melhor que CR7 

Se tem uma coisa que Renato se orgulha muito é de sua carreira como jogador. Não há dúvidas que o ponta foi um dos melhores jogadores dos anos 80, mas ele gerou uma polêmica internacional ao afirmar que foi muito melhor que Cristiano Ronaldo, um dos maiores jogadores do século 21. 

Eu me considero melhor que ele, é uma opinião minha. Não é marra. Ele (Cristiano Ronaldo) joga muito pelo lado esquerdo e tem um bom chute, mas eu jogava pelo lado direito, também como centroavante, e ainda joguei pelo esquerdo

O barulho foi tão grande que até mesmo CR7 entrou na brincadeira, dizendo que  “a melhor resposta é rir”. Renato, por sua, vez, repetiu diversas vezes que se considera melhor que o português. 

DVD para Suárez

Talvez quem possa determinar quem foi melhor é um dos grandes rivais de Cristiano Ronaldo na Europa. Na entrevista de despedida do craque uruguaio do Grêmio, em 2023, Renato deu de presente para Luizito um DVD com os lances da sua carreira. 

Tive muito prazer de vê-lo jogar na Europa, tive o prazer de vê-lo jogar aqui no Grêmio, podendo ser o treinador dele. Como eu falei, o quarto maior goleador do mundo, não precisa falar muita coisa. Então, nas tuas férias, na tua folga, se tiver um tempinho, você pode assistir meu DVD, tá?

“Matando aula” na praia

Renato esteve no centro de outra polêmica em 2018. A CBF obrigou todos os técnicos brasileiros a participarem de um curso na Granja Comary para conseguirem tirar a licença Pro da para treinadores. O então técnico do Grêmio parece não ter gostado muito da ideia, sendo flagrado na praia com a filha, Carol Portaluppi. 

Ele posteriormente apareceu em algumas aulas da CBF após faze rum acordo com a entidade, mas ressaltou que a sala de aula continuaria perdendo para a areia. 

 A aula é boa. Agora amanhã vocês vão me ver na praia de novo. Não tenho nada contra o curso, pelo contrário. Minhas férias são minhas férias. Eu trabalho o ano todo. Eu vivo dentro de aviões, dentro de hotéis, para chegar nas minhas férias para curtir minha família, meu chope, meu futevôlei, meus amigos. E tenho que ficar dez dias numa sala de aula? Não, não... Não vai dar certo

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais