Futebol, Carnaval e utopias: Maricá chega ao Carioca para consolidar ascensão fora de campo

Clube representa cidade impulsionada por royalties do petróleo e com forte atividade política

Futebol, Carnaval e utopias: Maricá chega ao Carioca para consolidar ascensão fora de campo
Maricá é adversário de estreia do Botafogo no Carioca
Paulinne Carvalho/Maricá FC

O Botafogo fechou 2024 com os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. Assim, estreia em 2025 como favorito ao título do Campeonato Carioca. E para confirmar este status, estreia neste fim de semana contra um candidato a sensação no futebol do Rio de Janeiro: o Maricá Futebol Clube.

O Campeonato Carioca de 2025 começa neste sábado (11), e terá transmissão do Grupo Bandeirantes de Comunicação na Band, no Band.com.br e no Bandplay

Estreante na primeira divisão do Campeonato Carioca, o Maricá é protagonista de uma rápida ascensão no futebol. E mais do que isso: é reflexo de uma era de bonança econômica (e política) na cidade da qual empresta o nome.

Localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, a cidade de Maricá é uma das principais beneficiadas pela exploração de petróleo no Campo de Tupi, descoberto em 2006 na Bacia de Santos. Desde então, tornou-se um dos principais campos do Brasil – segundo dados de 2024 da Petrobras, a produção superava 1 milhão de barris por dia.

Essa injeção financeira ajudou a impulsionar a economia da cidade, que tem um dos melhores IDH do estado. O resultado é o investimento em diversos setores, como a saúde, o lazer, o Carnaval e o futebol.

O prefeito da cidade é Washington Quaquá (PT), que já liderou o Executivo local em dois mandatos anteriores consecutivos, entre 2009 e 2017. Neste período, ficou marcado por implantar os serviços de ônibus gratuitos na cidade e uma estátua do guerrilheiro Ernesto ‘Che’ Guevara diante do hospital de mesmo nome.

A ascensão do Maricá

Foi também em 2017, com Fabiano Horta (PT) à frente do Prefeitura, que nasceu o Maricá Futebol Clube. Logo de cara, contou com o apoio político para a realização de uma peneira. O clube fechou uma parceria com o Clube de Futebol Rio de Janeiro para estrear na terceira divisão estadual, tendo como destaque no ano o vice-campeonato do segundo turno da competição.

A ascensão foi. Em 2018, o Maricá disputou o torneio já sem a parceria, como titular da vaga. Em 2019, subiu como vice-campeão. Em 2021, foi vice-campeão da Copa Rio, conquistando uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Em 2023, inaugurou o Estádio Municipal João Saldanha.

Veio 2024, o grande ano da história do clube. Na Série A2 do Campeonato Carioca, foi campeão ao vencer o Olaria nos pênaltis. Na Copa Rio, também ficou com o título, novamente superando o Olaria nas finais. De quebra,

Os dois títulos vieram sob a batuta de um nome conhecido: Reinaldo, ex-atacante de clubes como Flamengo, São Paulo e Paris Saint-Germain. Desde março de 2023, ele é o treinador do Maricá.

Carnaval

Um pouco mais velha que o time de futebol, a escola de samba União de Maricá nasceu em 2015 e experimentou ascensão semelhante.

Turbinada por uma polpuda subvenção pública da Prefeitura, de quase R$ 500 mil - muito acima dos padrões modestos dos grupos "de baixo" do Carnaval -, a agremiação chegou em 2024 à Série Ouro, última divisão de acesso antes do Grupo Especial.

A Maricá estreou na Marquês de Sapucaí com um surpreendente quarto lugar - apenas a campeã sobe para a elite. Com um desfile assinado pelo elogiado carnavalesco André Rodrigues, que também faz os carnavais da Portela, ficou na frente de escolas tradicionais, como a União da Ilha, e chamou a atenção. E não deve ter faltado dinheiro: a subvenção anunciada subiu para R$ 8 milhões, mesmo valor para este ano.

Para 2025, a escola trocou de carnavalesco e contratou Leandro Vieira, cultuado artista do Carnaval campeão três vezes do Grupo Especial: duas com a Mangueira e uma com a Imperatriz Leopoldinense, de onde saiu.

Utopias

Em 2025, Washington Quaquá reassumiu a Prefeitura de Maricá. Logo de cara, apresentou planos ousados para a “Cidade das Utopias”.

Os projetos envolvem Entre eles, um parque temático, um complexo esportivo, uma nova rodoviária e a construção de teleféricos, além do complexo Samba Futebol e Caipirinha. Tudo isso com a promessa de seguir investindo em saúde, educação, tecnologia e sustentabilidade.

No futebol, o ano marcará a estreia do Maricá no Campeonato Carioca. Embalado pelo futebol, Quaquá divulgou uma foto nas redes sociais nesta quinta-feira (9) na qual relembrou a conquista do clube na Série A2. “Vamos mostrar toda a força da nossa cidade”, publicou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais