Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, costuma fazer planejamentos metódicos com tudo que o time pode desempenhar a cada temporada. Mas ele não imaginava que o time iria tão longe em 2024 - atualmente é o clube com a melhor campanha da Série A em aproveitamento dos pontos disputados (68%). Na tabela de classificação o Fortaleza tem um ponto a menos que o líder Botafogo, mas disputou um jogo a menos.
“Está acima do planejamento. A gente não traçou que estaria, na 22ª rodada, na segunda colocação, com o melhor aproveitamento do campeonato. Não foi traçado”, iniciou Paz.
Na sequência o presidente ressaltou que, apesar disso, existem motivos claros para o Fortaleza fazer uma campanha tão boa.
“Não é por acaso. Eu posso garantir que não é sorte. É a sequência de um trabalho que tem um treinador com mais de 250 jogos, na quarta temporada, que tem muitos jogadores com mais de 100 jogos pelo clube, e que tem um elenco homogêneo. As peças são trocadas e mantém a performance, mantém o nível de atuação. Então não é por acaso que a gente chegou. Tem estrutura física. Tem investimento, logística, e a gente tem conseguido entregar esse resultado”, explicou o CEO da SAF do Fortaleza.
Virar candidato a título poderia fazer o Fortaleza “crescer os olhos” e mudar o planejamento da temporada. Mas Marcelo Paz prefere a cautela: “Não muda nada no planejamento. Na verdade a gente está cada vez mais no ‘jogo a jogo’, cada vez mais entendendo que não adianta a gente projetar um cenário lá na frente e não olhar para o caminho. Então a gente tem que olhar para o caminho, vivenciar cada jogo, fazer o nosso melhor e somar pontos”.
O Fortaleza também está disputando a Copa Sul-Americana e vai enfrentar o Rosario Central nesta quarta-feira (21). No ano passado o time foi vice-campeão. Questionado se o elenco está mais maduro agora, Paz também prefere ser comedido: “Eu acho que a gente está pronto para enfrentar esse jogo. Não adiantam dizer que está mais maduro e aí de repente o time não passa. Em Copa tudo pode acontecer”.
No jogo de ida, na Argentina, o Fortaleza empatou por 1 a 1 com o Rosario. Agora basta uma vitória simples em casa para avançar. Caso se classifique, o time enfrentará o Corinthians nas quartas de final, mesmo adversário da semifinal do ano passado, vencida pelo Fortaleza.