As Olimpíadas de 2024 estão chegando e a expectativa está cada vez maior! Paris, a cidade-luz, será o palco desse grandioso evento esportivo, e promete encantar o mundo com sua beleza e história. Prepare-se para acompanhar os maiores atletas do planeta em uma competição emocionante, cheia de histórias inspiradoras e momentos inesquecíveis.
Mas preparem-se para testemunhar também um fato inédito! Pela primeira vez na história das Olimpíadas, atletas amadores poderão fazer o trajeto da maratona olímpica no mesmo dia em que os corredores de elite. É isso mesmo! O evento proporcionará aos participantes uma experiência única que vai ao encontro do lema dos próximos Jogos, “Games Wide Open” (Jogos Amplamente Abertos).
Uma alusão também ao que já sabemos: o esporte é para todos!
Datas importantes
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto. Durante esses dias, os melhores atletas de mais de 200 países competirão em 32 esportes diferentes em busca da glória olímpica.
A maratona olímpica é sempre um dos eventos mais aguardados de todos os jogos, e nessa edição, a expectativa é ainda maior. Então anote na agenda: as provas masculina e feminina serão realizadas nos dias 10 e 11 de agosto, respectivamente.
A maratona olímpica
Chamada de Marathon Pour Tous Paris 2024, o evento contemplará duas corridas que acontecerão no sábado, 10 de agosto, no mesmo trajeto da prova. A primeira corrida cobre a famosa distância da maratona, de 42.195km, enquanto a outra terá um percurso de 10km. Cada uma contará com milhares de participantes e acontecerá poucas horas depois do evento olímpico masculino.
Aqui, mais algumas curiosidades:
- Serão 110 países representados;
- Uma corrida com igualdade de gênero, com 50% de homens e 50% de mulheres;
- O corredor mais jovem dos 10K terá 16 anos e o mais velho terá 95;
- O mais novo da maratona terá 20 anos e o mais velho terá 85;
- Um quarto dos corredores da maratona fará a distância de 42.195 pela 1ª vez!
Nesse ano, não teremos somente a participação de atletas amadores e a mensagem de que o esporte é para todos, que faz dessa prova, uma prova tão especial. Há também uma mudança proposital no percurso tradicional da Maratona de Paris.
Eu mesma, Cacá Filippini, completei a Maratona de Paris em abril desse ano, mas não tive a oportunidade de fazer o mesmo percurso que os corredores farão em agosto.
O percurso
Em um tributo especial, o percurso da maratona se inspirará na marcha das mulheres a Versalhes, que, em outubro de 1789, caminharam de Paris a Versalhes para exigir reformas durante a Revolução Francesa. Este é um reconhecimento poderoso da força e da determinação feminina.
E não tende a ser uma prova muito fácil. De fato, a maratona em si já traz desafios. A prova de Paris costuma ser puxada também - digo por experiência própria - com ruas históricas e inclinações no percurso. Nessa edição, o trajeto contará com algumas subidas e descidas desafiadoras, adicionando uma camada extra de dificuldade à prova. Isso exigirá dos atletas não só resistência física, mas também uma estratégia cuidadosa para lidar com as variações de elevação.
Mas o cenário é icônico. A rota que passa por muitos dos marcos mais famosos da cidade, inclui o Louvre, a Place de la Concorde e, claro, a famosa Torre Eiffel. O que trará aos corredores uma experiência única ao percorrerem as ruas histórica da cidade-luz.
Participe de onde estiver
Vale também dizer que, se você não estiver em Paris, poderá correr á distância a Marathon Pour Tours Connecté, na qual qualquer um pode se juntar à diversão de onde estiver.
Interessados precisarão baixar o app oficial da prova, fazer a inscrição, conectar seu dispositivo, correr pelo menos 30 minutos e celebrar sua participação em um evento olímpico!
Bora viver essa experiência?