Boston Celtics e Dallas Mavericks entram em quadra nesta quinta-feira (6), pelas finais da NBA 2024, para fazerem história. O confronto entre as duas equipes têm muito em jogo para os dois lados, que podem colocar fim a tabus de mais de uma década.
NBA na Band
A Band vai transmitir todos os jogos das finais da NBA, entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, a partir desta quinta (6 de junho), às 21h15, com narração de Rômulo Mendonça, comentários de Ricardo Bulgarelli e reportagens de Alana Ambrosio e Eduardo Barão.
Maior campeão da história:
Empatado em títulos da NBA com o Los Angeles Lakers, com 17 títulos, o Boston Celtics tenta retomar o posto isolado como maior campeão da principal liga de basquete do mundo.
Desde 1963, quando conquistou seu sexto título na história, a equipe de Boston liderava o ranking de maior campeão da liga, mas viu o principal rival, os Lakers, empatar em número de títulos em 2020, liderado por Lebron James.
Campeão nas décadas de 50, dominante em 60, tendo conquistado oito das nove temporadas da década, em 70 e 80, quando teve Larry Bird, os Celtics passaram em branco nos anos 90 e desde a virada do século só conquistaram um título, em 2008.
Por isso, um possível título em 2024, com uma geração identificada com a cidade e com a equipe, pode mudar os rumos da franquia no século 21.
Fim de tabus:
As duas equipes entram em quadra na série melhor de sete jogos para tentar quebrar grandes tabus sem título na NBA.
Uma das equipes mais vitoriosas da história da liga, o Boston Celtics não levanta o troféu Larry O’Brien desde 2008, quando bateu o Los Angeles Lakers nas finais, liderados por Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett.
A equipe de Boston ainda teve duas oportunidades de se sagrar campeã, em 2010, perdendo para o Lakers, e em 2022, quando foi superado pelo Golden State Warriors. Agora, em 2024, tenta quebrar um tabu que já dura 16 anos.
Já o Dallas Mavericks conquistou seu único título em 2011 e, desde então, nunca mais chegou às finais da NBA. Em 2024, vê em Luka Doncic e Kyrie Irving a oportunidade de encerrar um tabu de 13 anos e conquistar o bicampeonato.
Consolidação de estrelas:
Considerados grandes nomes da NBA nas últimas temporadas, sendo constantemente escolhidos para o All-Star Games e liderando Boston para temporadas positivas ano após ano, Jayson Tatum e Jaylen Brown precisam de um título para se consolidarem na liga e tirarem um peso de suas costas.
Existe uma grande expectativa que os dois sejam campeões desde que foram draftados por Boston (Tatum em 2017; Brown em 2016), mas bateram na trave algumas vezes, parando nas finais de conferência e nas finais da NBA de 2022, quando Stephen Curry foi o grande responsável por derrotar os Celtics.
Pelo lado dos Mavericks, Luka Doncic também busca seu primeiro título para se consolidar na liga também como um campeão e não apenas como um grande jogador.
Grande promessa desde que chegou na liga, após ser campeão da EuroLiga – principal competição de basquete do continente europeu - com o Real Madrid, aos 18 anos, Luka tem sua primeira grande oportunidade de ser campeão.
Para isso, o esloveno de 25 anos conta com a ajuda de Kyrie Irving, que já tem um título, conquistado em 2016, com o Cleveland Cavaliers, ao lado de Lebron James.