Luis Rubiales renuncia à presidência da Federação Espanhola após beijar jogadora

Dirigente estava pressionado no cargo desde que beijou à força a jogadora Jenni Hermoso na Copa do Mundo Feminina

Da redação

Luis Rubiales renuncia à presidência da Federação Espanhola de Futebol
Juan Medina/Reuters

Luis Rubiales renunciou ao cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O anúncio do dirigente de 45 anos foi feito em entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan.

Rubiales foi pivô de uma polêmica na final da Copa do Mundo Feminina 2023, vencida pela Espanha. Na cerimônia de premiação, ele deu um beijo na boca de Jenni Hermoso, uma das principais jogadoras da seleção campeã – em seguida, ele se desculpou pelo ato.

Alguns amigos muito próximos me disseram: ‘Luis, agora você tem que se concentrar na sua dignidade e continuar sua vida - se não, você provavelmente irá prejudicar as pessoas que você ama e o esporte que você ama’ - Luis Rubiales.
Foto: Reprodução

Quem é Luis Rubiales

Nascido em Las Palmas, em 1977, Luis Rubiales foi lateral-esquerdo e teve uma carreira discreta. Foram apenas 145 jogos e nenhum gol marcado como jogador. Ele chegou à primeira divisão como atleta do Levante.

Com a aposentadoria dos gramados, Luis Rubiales se dedicou a tarefas nos bastidores. Em março de 2010, inaugurou e passou a presidir uma entidade que zelava pelos direitos dos jogadores na Espanha (AFE).

A carreira como executivo o levou para a presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Ele está no cargo desde 2018 e foi reeleito presidente em setembro de 2020. O mandato de Rubiales vai até 2024.

Luis Rubiales coleciona polêmicas

O beijo na boca de Jenni Hermoso não é a primeira polêmica envolvendo Luis Rubiales. O dirigente, que ainda fez um gesto obsceno para celebrar o título na Copa Feminina, coleciona atritos nos bastidores do futebol espanhol.

Permanência de Jorge Vilda

A Espanha foi campeã do mundo, mas teve muita polêmica antes do Mundial e Rubiales esteve envolvido. Ele bancou a permanência do técnico Jorge Vilda no time feminino, mesmo com a renúncia de 15 jogadoras da seleção. Em setembro do ano passado, as atletas contestaram escolhas táticas e metodologias, e acusaram o treinador de causar problemas de saúde mental sobre o time.

Demissão relâmpago de Lopetegui

Luis Rubiales demitiu Julen Lopetegui da seleção principal masculina às vésperas da Copa do Mundo na Rússia. Ele tinha acabado de assumir a presidência da federação espanhola e dispensou o técnico porque ele tinha se acertado com o Real Madrid.

Áudios comprometedores com Piqué

Em abril de 2022, vazaram documentos e áudios de conversas entre Rubiales e o ex-jogador Gerard Piqué. Nas mensagens, o presidente tratava do pagamento de comissões ao então zagueiro por levar a Supercopa da Espanha para a Arábia Saudita. Piqué teria recebido 24 milhões de euros.

Críticas a clubes menores

Em outubro do ano passado, em conversa de WhatsApp que foi vazada, o presidente disse que não gostava de Villarreal, Sevilla e Valencia, além de afirmar que “sentia pena” do Atlético de Madrid.

Denúncia sobre festas

Em maio de 2022, o tio de Juan Rubiales denunciou à Procuradoria Anticorrupção da Espanha que houve o pagamento de uma festa privada com o dinheiro da Real Federação. A festa teria acontecido em 2020, ano de pandemia de covid-19.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.