Libertadores: Botafogo critica torcida única no Uruguai e cobra ação da Conmebol

Governo uruguaio anunciou que vetará botafoguenses na partida de volta da semifinal após os confrontos vistos no Rio de Janeiro

Da Redação

Torcedores detidos do Peñarol
Reprodução/Band

O Botafogo se pronunciou oficialmente sobre a decisão do governo uruguaio de proibir a presença de torcedores visitantes na partida de volta da semifinal da Libertadores, anunciada nesta segunda-feira (28). 

O clube anunciou que acompanhará a situação ao lado da Conmebol, para garantir que os botafoguenses possam assistir ao jogo. 

“Uma decisão unilateral como esta abre um precedente muito perigoso para a competição, pois o critério de ‘falta de segurança’ poderá ser usado por qualquer outra agremiação para impedir a entrada da torcida visitante nos jogos CONMEBOL. O Botafogo crê que o clube que não a garantir segurança da torcida visitante não pode ser beneficiado por suas próprias falhas”, afirma a nota publicada. 

“O Botafogo confia na CONMEBOL para tomar as medidas cabíveis visando a segurança de todos os envolvidos e a manutenção do equilíbrio esportivo”, completou o Botafogo. 

A decisão do governo uruguaio foi tomada após as cenas de guerra urbana envolvendo a torcida do Peñarol e torcedores cariocas antes do jogo de ida no Rio de Janeiro. Um quiosque foi destruído e uma moto foi queimada durante o confronto. 

“O Botafogo tomou todas as providências possíveis -- incluindo uma comunicação oficial antes do duelo de ida -- onde reforçou a importância de que seus torcedores prezassem pela paz e respeito ao adversário, fato que culminou em um comportamento exemplar dos alvinegros. Porém, o que foi visto desde então, por parte da direção do Peñarol, são discursos inflamados e uma posição contrária à boa prática institucional. Em meio a isso, fica o questionamento: "Ora, se a direção do Peñarol mostrasse uma postura mais construtiva e pacificadora, estaríamos discutindo este tema de segurança no dia de hoje?", acusou o Fogão. 

A direção botafoguense ainda disse que acionou o  Itamaraty, o Ministério dos Esportes e a Policia Federal/Interpol com o intuito de preservar a segurança dos torcedores que estão em Montevidéu.

Botafogo e Peñarol decidem quem vai para a final da Libertadores na próxima quarta-feira (30). Os brasileiros venceram a partida de ida por 5 a 0.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.