Esporte

Lenda da NBA, Dikembe Mutombo morre aos 58 anos

Ex-jogador de basquete lutava contra um tumor no cérebro desde 2022, mas não resistiu

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Dikembe Mutombo morre aos 58 anos
Divulgação / Sports Illustrated

Morreu na manhã desta segunda-feira (30) o ex-jogador de basquete Dikembe Mutombo aos 58 anos. Lenda da NBA, a principal liga do esporte no mundo, Mutombo lutava contra um tumor no cérebro desde 2022, mas não resistiu.

Dikembe Mutombo é considerado um dos maiores jogadores da história do basquete. O congolês foi escolhido para o Jogo das Estrelas da NBA em oito oportunidades e foi eleito por quatro vezes o defensor do ano. Ele atuou na liga por 17 temporadas e passou por Denver Nuggets, Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets, New York Knicks e Houston Rockets, onde encerrou a carreira em 2009.

Por conta de suas grandes exibições na NBA, Dikembe Mutombo ganhou uma vaga no Hall da Fama da liga. Ele é o segundo maior jogador da história em bloqueios. São 3.289 tocos, atrás apenas de Hakeem Olajuwon, que soma 3.830 ações defensivas.

Veja o pronunciamento do comissário da NBA, Adam Silver:

"Dikembe Mutombo era simplesmente maior do que a vida. Em quadra, ele foi um dos maiores bloqueadores de arremesso e jogadores defensivos da história da Associação Nacional de Basquetebol. Do chão, ele derramou seu coração e alma para ajudar os outros.

Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para servir como o primeiro Embaixador Global da Associação Nacional de Basquetebol. Ele era um humanitário no seu centro. Ele adorou o que o jogo de basquete poderia fazer para causar um impacto positivo nas comunidades, especialmente na sua República Democrática do Congo e em todo o continente africano. Tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver em primeira mão como a sua generosidade e compaixão elevavam as pessoas. Ele sempre foi acessível em eventos da Associação Nacional de Basquetebol ao longo dos anos - com seu sorriso contagiante, voz profunda em crescimento e abanar de dedos que o encantaram com os fãs de basquete de todas as gerações.

O espírito indomável de Dikembe continua naqueles que ele ajudou e inspirou ao longo da sua vida extraordinária. Eu sou uma das muitas pessoas cujas vidas foram tocadas pelo grande coração de Dikembe e vou sentir muito a sua falta. Em nome de toda a família da Associação Nacional de Basquetebol, envio as minhas mais sinceras condolências à esposa de Dikembe, Rose, e aos seus filhos; aos seus muitos amigos; e à comunidade global de basquetebol que ele realmente amava e que também o amava."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.