Uma notícia triste marcou os fãs do basquete neste domingo (31). Bill Russell, lendário jogador do Boston Celtics, morreu aos 88 anos ao lado de sua esposa Jeannine enquanto dormia. A informação foi confirmada pela família do jogador durante a tarde.
Bill Russell é considerado um dos maiores nomes da história do esporte e revolucionou a NBA atuando pelo Boston Celtics ao conquistar 11 títulos com a equipe de Massachusetts. Além disso, o ex-jogador foi duas vezes campeão em torneios universitários da NCAA e foi o primeiro técnico negro da história dos esportes americanos profissionais.
O atleta também foi protagonista em lutas contra o racismo. Em 1961, Bill Russell se recusou a entrar em quadra pelo Boston Celtics por ter sido discriminado em um restaurante. Em 1975, não quis entrar no Hall da Fama do basquete por ser o primeiro negro - ele acreditava que outros também deveriam receber tal honraria.
A data e o horário do velório e do enterro de Bill Russell ainda serão divulgados. O comissário da NBA, Adam Silver, lamentou a morte do ex-jogador e disse que Russel foi o “maior campeão da história dos esportes em equipes”.