O Palmeiras terá de desafiar um histórico não muito favorável nesta quinta-feira (28), quando enfrenta o Boca Juniors às 21h30 (horário de Brasília) pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores 2023.
O Alviverde tem uma única vitória contra o Boca na Bombonera, palco do confronto desta quinta. O time argentino possui uma das torcidas mais apaixonadas do continente e transforma o local em um verdadeiro caldeirão em decisões.
Rivais na Libertadores desde 1994, ano do primeiro encontro entre brasileiros e argentinos, Palmeiras e Boca acumulam 10 enfrentamentos pela competição sul-americana, com um retrospecto equilibrado: seis empates e duas vitórias para cada lado.
Quando o assunto é Bombonera, no entanto, o Palmeiras costuma ter problemas. São duas vitórias do Boca no estádio, além de dois empates e um único triunfo brasileiro.
Foi em 25 de abril de 2018, na fase de grupos da Libertadores daquele ano, que o Palmeiras conseguiu vencer o Boca em seu estádio. O time, então treinado por Roger Machado, fez 2 a 0, com gols de Keno e Lucas Lima, este encobrindo o goleiro.
Naquele dia, o Palmeiras teve a seguinte escalação: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena, Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima (Moisés); Dudu, Keno (Hyoran) e Borja (Willian Bigode).
O resultado garantiu a classificação do Alviverde ao mata-mata da Libertadores, e o time avançou até a semifinal. O Verdão foi reencontrar o Boca naquela edição, já com Luiz Felipe Scolari no comando, e não teve o mesmo êxito: derrota na ida, na Argentina, por 2 a 0, e empate por 2 a 2 no Allianz Parque. Os argentinos, portanto, avançaram à final.