LaLiga anuncia que Barcelona não poderá inscrever Dani Olmo e Pau Víctor

Clube, que pode ter prejuízo bilionário com polêmica, vai recorrer à Corte Arbitral do Esporte

Dani Olmo
Juan Medina/Reuters

A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, e federação Espanhola de Futebol confirmaram neste sábado (4) que o Barcelona está impedido de inscrever os jogadores Dani Olmo e Pau Víctor, em um caso que pode render não só a perda dos jogadores como um prejuízo milionário para a equipe catalã. 

Em um comunicado conjunto, as entidades afirmaram que o Barcelona não cumpriu com as regras financeiras da liga, então está impedido de inscrever novos jogadores. 

Pelo regulamento, as equipes espanholas podem gastar 50% das economias ou receitas geradas na contração de novos jogadores. A regra leva em consideração todos os gastos e receitas da equipe, não só as com transferências. 

O Barcelona agora cogita acionar a Corte Arbitral do Esporte para tentar contar com os jogadores. 

A situação vai além da impossibilidade de contar com reforços. Uma cláusula do contrato de Olmo permite que rescinda de forma unilateral caso a equipe catalã não consiga inscrevê-lo.

 Pior, o Barcelona ainda será obrigado a pagar os salários que ele receberia até 2030, o que daria 263 milhões de euros (cerca de R$ 1,6 bilhão), segundo o jornal espanhol “Sport”. 

Por que Dani Olmo jogou em 2024?

O que chama atenção é que Olmo jogou no segundo semestre de 2024, apesar dos problemas de balanço do Barça. A diretoria do clube aproveitou uma brecha nas regras da LaLiga para contar com o jogador. 

Comprado por R$ 354 milhões do RB Leipzig no meio do ano passado, ele foi inscrito no lugar Andreas Christensen. O Campeonato Espanhol permite que um jogador seja inscrito provisoriamente em caso de lesão grave, para que os elencos não fiquem desfalcados. 

O problema é que Christensen se recuperou, então Olmo tem que ser inscrito “oficialmente”, um trabalho de engenharia financeira considerável, dado o valor que o clube gastou nele. O mesmo 'modus operandi' foi usado no caso de Pau Víctor.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.