No final da década de 90, o Corinthians viveu um período histórico. Montou elencos fortes que conquistaram o bicampeonato brasileiro, em 1998 e 1999, e o Mundial de Clubes, em 2000. Porém, no meio dessas conquistas, esse timaço foi surpreendido: o Juventude eliminou o Corinthians e foi campeão da Copa do Brasil de 99. Agora os dois clubes vão se enfrentar novamente na mesma competição, a partir desta quinta-feira (28), às 20h (horário de Brasília).
Time histórico do Corinthians em 1999
O time do Corinthians que foi eliminado pelo Juventude tinha ídolos históricos. A escalação titular contava com Nei; Amaral, Gamarra, Nenê e Sylvinho; Pingo, Vampeta, Edílson e Marcelinho Carioca; Dinei e Fernando Baiano.
Ricardinho e Mirandinha, jogadores importantes da época, ainda saíram do banco de reservas, por opção do técnico Evaristo de Macedo - que pediu demissão após as derrotas. Oswaldo de Oliveira entrou no lugar dele e começou a encaixar melhor aquele timaço.
Juventude campeão em 1999
O time do Juventude tinha jogadores de qualidade, como o goleiro Émerson, o meio-campista Flávio e o atacante Maurílio. Mas estava longe do elenco recheado do Corinthians. A escalação do jogo de volta teve Émerson; Marcos Teixeira, Capone, Índio, Édson, Roberto, Flávio, Dênis, Wallace, Maurílio e Márcio Mixirica. O técnico era Valmir Loruz.
Sempre forte em casa, o Juventude derrotou o Corinthians por 2 a 0 em Caxias do Sul. No jogo de volta, o goleiro Émerson foi o principal responsável por parar o ataque do Corinthians. E na frente, Márcio Mixirica fez o gol da vitória por 1 a 0.
Coincidências entre 99 e 24
Agora o Juventude vive uma sequência de coincidências que resgata a campanha de 1999. Naquela edição o time eliminou Fluminense, Internacional e Corinthians. Agora Flu e Inter já foram eliminados também. E o Corinthians apareceu no caminho. Outra possível coincidência pode acontecer na semifinal, caso o Juventude avance: o time pode enfrentar o Bahia, que foi adversário na campanha de 99. Mas para isso Bahia terá que reverter a desvantagem que sofreu contra o Flamengo.
Caso chegue na final, o Juventude não tem como repetir o adversário da decisão, que foi contra o Botafogo. Dessa vez o time carioca já foi eliminado. Os possíveis adversários são Atlético-MG, São Paulo, Vasco ou Athletico-PR.
Retrospecto de Corinthians x Juventude
Se quiser esquecer o duelo de 99, o torcedor Corinthians pode se apegar ao retrospecto geral das partidas contra o Juventude. Até agora o duelo tem 13 vitórias do Corinthians, 7 empates e 11 vitórias do Juventude.