O jornalista finlandês Juha Kanerva anunciou neste sábado (9) que vai deixar o corpo de eleitores da Bola de Ouro após deixar de votar em Vinícius Júnior para a edição de 2024 do prêmio.
Em sua conta no X (o antigo Twitter), Kanerva respondeu a uma publicação na qual era citado como um dos três jornalistas que deixaram o brasileiro do Real Madrid de fora do Top 10. Os outros dois foram Bruno Porzio, de El Salvador, e Sheefeni Nikodemus, da Namíbia.
“Meu erro técnico. Vou deixar o júri da Bola de Ouro”, respondeu o repórter em inglês.
Antes, em finlandês, o profissional do jornal llta-Sanomat também já havia anunciado a decisão. “Isto foi minha culpa técnica, pela qual eu assumo a responsabilidade. Estou deixando minha vaga como eleitor da Bola de Ouro”, afirmou.
O prêmio é organizado pela revista France Football e recolhe votos de jornalistas de todo o mundo. Em 2024, o vencedor foi Rodri, jogador do Manchester City. Vini Jr. ficou com a segunda posição.
O Top 10 de Juha Kanerva teve Rodri (15 pontos), Erling Haaland (12), Jude Bellingham (10), Toni Kroos (8), Florian Wirtz (7), Declan Rice (5), Lamine Yamal (4), William Saliba (3), Ademola Lookman (2) e Dani Carvajal (1).