Renata Fan e Denílson condenaram no Jogo Aberto desta segunda-feira (01) os torcedores do Grêmio que invadiram o gramado da Arena após a derrota por 3 a 1 diante do Palmeiras, resultado que afundou ainda mais o Tricolor na zona do rebaixamento do Brasileirão.
Um grupo acessou o campo, destruiu a cabine do VAR e até impediu o meia Raphael Veiga, do Verdão, de dar entrevista. Nas arquibancadas também houve imagens de brigas e destruição de cadeiras.
“São vândalos. Quem depreda o patrimônio alheio não é torcedor. O torcedor pode reagir de várias maneiras, mas não dessa. Por que não quebram a casa deles? Isso é uma minoria, gente que não tem respeito e que ainda piora a situação do clube”, disse a apresentadora.
Direto de Porto Alegre, o repórter João Batista Filho informou que o caso deve parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e que o Grêmio pode perder até dez mandos de campo.
“A batata já tá assando com mando de campo, imagina sem. De fato é um percentual mínimo da torcida, mas tem aquela sensação de impunidade, que a gente fala há anos, e não deve dar em nada”, afirmou Denílson.
Renata ironizou que antes do campeonato alguns apontavam o Grêmio como candidato ao título. “Isso porque tinha sido campeão gaúcho. Mas isso não começa de uma hora para outra. É uma sequência. O grupo não foi renovado, e jogadores vitoriosos hoje não estão na melhor situação física e técnica”, comentou.
Denílson acrescentou o peso emocional da ameaça de rebaixamento. “Passei isso no Betis. É horrível. E o último jogo era contra o Real Madrid dos galácticos. Aí deu no que deu…”, relembrou o ex-jogador.
Grêmio se pronuncia sobre invasão
O Grêmio se pronunciou na tarde desta segunda-feira sobre a invasão dos torcedores após a derrota para o Palmeiras.
Em nota, o clube disse que “não compactua com os atos cometidos por pequena parcela dos presentes”.
Além disso, o Grêmio afirmou que irá tomar as medidas internas para auxiliar na apuração e responsabilização dos vândalos.
Confira a nota completa:
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que está empregando todos os esforços necessários para, além de quem já foi reconhecido e apresentado aos órgãos competentes, identificar os demais transgressores em relação ao evento ocorrido ao final da partida entre Grêmio e Palmeiras, na Arena, deixando a critério das autoridades legitimadas para tanto, que os infratores sejam punidos na forma da lei.
O Grêmio, habitualmente engajado em ações e campanhas de conscientização contra qualquer tipo de violência e discriminação, não compactua com atos cometidos por pequena parcela dos presentes na partida de ontem.
Reitera-se que o Clube não irá se furtar de tomar as medidas internas cabíveis, após a apuração e a responsabilização dos indivíduos envolvidos no episódio.
Por fim, o Grêmio renova o seu compromisso com o estrito cumprimento das leis e com a manutenção da ordem pública, permanecendo à disposição e atuando proativamente.