
Desde meados de 2024, João Fonseca vem abalando o mundo do tênis. Com atuações dominantes e o reconhecimento de grandes estrelas do esporte, o brasileiro de 18 anos vem ganhando cada vez mais espaço no circuito profissional. Mas a nova geração tem outro nome com forte potencial: Jakub Mensik, jovem que impediu 100º título de Djokovic e que levou o Masters 1000 de Miami.
Mensik é da República Tcheca e tem 19 anos. Atualmente, ocupa a 24º no ranking da ATP. O europeu, que está no circuito profissional desde 2022, está empilhando bons resultados no Master 1000 de Miami e garantiu vaga nesta terça (25) nas quartas da competição sem entrar em quadra e espera o alemão Alexsander Zverev ou o francês Arthur Fils.
O tcheco, assim como Fonseca, também tem o reconhecimento dos grandes nomes, mas o sérvio Novak Djokovic, jogador com mais títulos na história do esporte, já fez questão de o citar em mais de uma oportunidade.
“Ele tem sido muito comentado no circuito nos últimos meses. Merecidamente, pois é um ótimo jogador de tênis. Mesmo tão jovem, tem um poder de fogo incrível de ambos os lados da linha de base e um bom saque. Temos também o (Jakub) Mensik. As pessoas falam tanto sobre Fonseca, que talvez se esqueceram dele, que têm a mesma idade", disse o sérvio de 37 anos.
Diferente do brasileiro, Mensik ainda não conquistou nenhum título no circuito profissional. Soma, até aqui, 36 vitórias e 27 derrotas, sendo oito conquistas só esse ano. No único confronto direto entre os dois, Fonseca leva vantagem: vitória nas quartas de final do NextGen ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores de até 21 anos e que foi vencido pelo carioca.