Esporte

Qual a chance de o jogo entre Fluminense e São Paulo ser anulado? Chico Garcia comenta polêmica

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Após a divulgação dos áudios da análise do VAR do polêmico lance que resultou no primeiro gol do Fluminense sobre o São Paulo, pela 25ª rodada do Brasileirão, o Tricolor Paulista decidiu que vai pedir a anulação da partida por “erro de direito” da arbitragem.

O que aconteceu?

Em jogada que aconteceu aos 30 minutos do primeiro tempo, Calleri, do São Paulo, e Thiago Santos, do Fluminense, disputaram a bola no meio de campo e, enquanto o atacante argentino pedia falta, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli deu vantagem e mandou o jogo seguir.

Apesar da bola seguir em jogo, o zagueiro Thiago Silva colocou a mão na bola e cobrou uma “suposta” falta, que na sequencia gerou o gol de Kauã Elias.  

Zanovelli chegou a analisar o lance no VAR e ser alertado sobre a mão de Thiago Silva, admitindo em um primeiro momento ter dado a vantagem, para depois dizer que deu sinal de falta após o zagueiro da equipe carioca colocar a mão na bola.

O que diz a regra que pode anular a partida entre Fluminense e São Paulo?

No programa Jogo Aberto desta segunda-feira (9), o comentarista Chico Garcia explicou o que é “erro de direito” e se o São Paulo está certo em pedir a anulação da partida

“Erro de direito é o desconhecimento da regra pelo árbitro. Porque a interpretação equivocada, o erro, faz parte do futebol. A Fifa entende isso, o erro de arbitragem faz parte do futebol”, disse Chico Garcia.

“Agora, quando o árbitro desconhece a regra, caracteriza o erro de direito. Por isso que eu acho que o São Paulo está certíssimo em pedir a anulação. Eu nunca vi isso acontecer. Eu acho muito difícil que aconteça [a anulação], mas eu acho que o São Paulo precisa pedir porque o que aconteceu no Maracanã foi o maior absurdo que eu já vi acompanhando a arbitragem em 17 anos - e olha que a concorrência é grande”, completou.

Chico Garcia ainda detalhou o lance e explicou qual foi o erro do árbitro Paulo Cesar Zanovelli.

“Existe uma falta que o árbitro não marca, ele claramente aplica a lei da vantagem. O que que é a lei da vantagem? A bola segue em jogo. Quando o Thiago Silva coloca a mão na bola para cobrar uma falta que não foi marcada porque foi dada a lei da vantagem, há uma infração uma infração clara e óbvia”, afirmou o comentarista.

“E o VAR tenta explicar para ele exatamente isso. Ele vai ao monitor, ele enxerga o lance e ele confirma ao VAR que deu a vantagem. Tudo errado, o São Paulo tem toda a base legal para pedir anulação desse jogo”, concluiu Chico Garcia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.