Derrotado por 1 a 0 para o Peñarol-URU, na última quinta-feira, no Maracanã, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores, o Flamengo se viu numa situação complicada em busca de continuar vivo pelo tetracampeonato da competição continental. Para avançar, o Rubro-Negro precisará superar o adversário em Montevidéu e ainda quebrar um tabu na edição de 2024 do torneio: vencer fora de casa.
Até aqui, o Flamengo não conseguiu superar nenhum adversário jogando fora do Brasil. Foram quatro jogos, com três derrotas e um empate. O Rubro-Negro ficou no 1 a 1 com o Millonarios-COL, mas perdeu duas vezes para o Bolívar-BOL (na fase de grupos e nas oitavas de final) e para o Palestino-CHI.
Entre os oito times das quartas de final da Libertadores, o Flamengo é o que tem a pior campanha fora de casa na competição. O Rubro-Negro só conquistou um ponto jogando longe do Maracanã no torneio. O Colo-Colo, segundo pior visitante, somou dois.
Peñarol-URU e Flamengo se enfrentam na próxima quinta-feira (26), às 19h (Brasília), no Centenario de Montevidéu. Se vencer por um gol de diferença, o Rubro-Negro disputará a vaga para a semifinal nos pênaltis. Em caso de vitória por dois ou mais gols de vantagem, a equipe carioca se classifica diretamente.