O atacante Yuri Alberto foi um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro de 2024, com 15 gols, e entrou na mira do futebol europeu – o West Ham, da Inglaterra, seria o principal interessado. Mas o jogador conta com um incentivador de renome para permanecer no Corinthians em 2025: o atacante holandês Memphis Depay.
“Eu estou muito feliz aqui, a gente sabe que eu tenho contrato até dezembro de 2027. Eu estou vivendo meu melhor momento aqui, o Memphis também está mandando muita mensagem para mim: ‘Pô, fica, porque no ano que vem a gente vai conquistar títulos’”, afirmou Yuri Alberto em entrevista a Renata Fan no Jogo Aberto.
Contratado junto ao Zenit (Rússia) em 2022, o atacante demorou a engrenar no Corinthians, mas cresceu e caiu nas graças da torcida. Em 2024, passou perto da conquistar o título da Copa Sul-Americana: marcou nove gols e ajudou a equipe a chegar às semifinais, caindo diante do Racing (Argentina).
“Eu cheguei muito perto, eu queria muito ter ganhado um título aqui. A gente sabe que a Sul-Americana seria um marco histórico, a gente colocaria nosso nome na história do clube, a gente nunca ganhou essa liga” disse, afastando a possibilidade de uma saída a curto prazo.
“Eu tenho um grande sonho de jogar na Europa, e como eu falei: eu só vou sair daqui se a proposta for boa para mim, a proposta for boa para o Corinthians, ambos os lados gostaram, vai ser positivo para o Corinthians – porque é só 50%, os outros 50% são do Zenit”, completou.
A boa fase no Corinthians, no entanto, não é inédita na carreira de Yuri Alberto. Em 2020, pelo Internacional, o atacante ficou com o vice no Campeonato Brasileiro. Na ocasião, era treinado por Abel Braga, a quem chama de “meu pai”.
“Ele pegou uma responsa muito grande também quando o (Eduardo) Coudet foi embora. A gente estava brigando ali pelas cabeças e tal, e depois daquele jogo contra o São Paulo que a gente ganhou (5 a 1, com três gols de Yuri Alberto), a gente ganhou a liderança e embalou vitória, vitória, vitória, vitória. E o Flamengo também. Ele foi muito importante, ainda mais com o meu crescimento também. Porque eu tinha grandes jogadores ao meu lado – eu tinha Paolo (Guerrero), era Abel, eram quatro centroavantes, Edenílson em grande fase, Patrick, Moisés, Cuesta... Que time, dá até saudades. Foi muito bom”, lembrou.
Agora no Corinthians, Yuri Alberto garante que é novamente feliz e que voltou a jogar da maneira que é mais feliz.
“Eu gosto de deixar bem claro para todo mundo: eu não estou usando o Corinthians. Eu estou sendo muito feliz aqui. Graças a Deus, eu achei minha melhor versão, o melhor Yuri Alberto possível aqui. Como foi no Inter, eu estava muito feliz. Foi muito difícil sair de lá também, eu confesso. Foi muito difícil, eu estava muito feliz lá, tinha feito amizades que eu levo para o resto da minha vida – o Maurício, que agora está aqui do lado (no Palmeiras), eu amo esse moleque. O vínculo que eu criei aqui com o clube aqui é muito bom, é muito positivo.”