
Atletas do América-MG prestaram queixa e registraram um boletim de ocorrência contra um integrante da equipe de arbitragem que comandou o duelo entre as mineiras e o Juventude pela estreia do Brasileirão Feminino em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, na tarde deste sábado (22). A partida terminou empatada em 1 a 1.
O assistente Claiton Timm, do Rio Grande do Sul, teria, segundo nota divulgada pela equipe de Minas Gerais, usado o rádio de comunicação para “proferir palavras e piadas de cunho sexual" em referência às atletas do Coelho.
Na tarde deste domingo, a comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que afastou Timm até o fim das investigações e que caso seja considerado culpado, o banirá da arbitragem. A entidade também informou que pedirá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e à Polícia “uma investigação rigorosa do caso”.
“A CBF reafirma seu compromisso no combate ao assédio e também contra todo tipo de preconceito no futebol", disse a entidade. A arbitragem da partida ficou a cargo de Jenifer Alves de Freitas, do Rio de Janeiro, que teve como assistente, além do acusado, Cassio Pires Dornelles, do Rio Grande do Sul. O também gaúcho Eduardo Bastos foi o quarto árbitro.
O fato foi registrado na súmula da partida. Segundo o relato, “após o término da partida, a equipe de arbitragem foi abordada pelos policiais que faziam a segurança do jogo, e os mesmos relataram que uma atleta da equipe do américa saf, queria registrar um boletim de ocorrência, contra um dos membros da equipe”, começa o texto.
“A equipe de arbitragem acompanhou os policiais até a delegacia de polícia da cidade do jogo para prestar esclarecimentos. Foi feito um registro policial. Foi solicitado via delegacia o relato da ocorrência da outra parte interessada e o escrivão de plantão informou que o mesmo não pode ser fornecido no presente momento”, conclui o relatório.
O América-MG diz que “confia que as autoridades competentes atuarão com rigor na apuração dos fatos e na aplicação das sanções ao agressor” e que enviará nesta segunda (24) um ofício à CBF “relatando o ocorrido e colocando-se à disposição para colaborar com as investigações e com a implementação de medidas que previnam a reincidência de casos como este”.
Já o Juventude prestou solidariedade às adversárias e condenou “com toda veemência os fatos relatados”. “O E.C. Juventude espera que as autoridades possam apurar o caso de forma rigorosa. O Clube também se coloca à disposição para auxiliar no que for possível para que haja a elucidação dos fatos”, disse, em nota, o clube jaconero.