A confirmação de uma final brasileira entre Athletico-PR e Red Bull Bragantino na Copa Sul-Americana abriu a possibilidade de um G-9 no Campeonato Brasileiro - com até o nono colocado do torneio se classificando para a Copa Libertadores da América de 2022. O Jogo Aberto desta sexta-feira (01) discutiu a possibilidade.
“G-9 mano! É quase metade dos times do campeonato! E se contar a Sul-Americana são 15 times. Seria a primeira vez. Mas é legal essa visibilidade e o sucesso dos brasileiros nas competições internacionais”, disse Denílson Show. “A Libertadores é o sonho de todo mundo. Todo mundo quer classificar e vibra com cada passagem de fase”, completou Renata Fan.
João Paulo Cappellanes, por outro lado, disse que o número expressivo de vagas pode causar decepções. “Não adianta buscar G-9 ou G-15 se você não encontrar o ponto G no Brasileirão. Tem que saber com que cada time pode brigar. Se for para cair na Pré-Libertadores é melhor ir pra Sula”.
Héverton Guimarães, por sua vez, provocou a bancada corintiana do Jogo Aberto. “Com nove vagas realmente até o Corinthians vai jogar a Libertadores. Ficou bastante tempo no controle remoto”, disse. “Fiquei de olho e vi alguém passar vergonha. Queriam cancelar o jogo (contra o Palmeiras). Vai lamber sabão!”, rebateu Ronaldo Giovaneli, citando o Atlético-MG.
Entenda o possível G-9 do Campeonato Brasileiro:
Inicialmente os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil se garantiriam na Libertadores, totalizando sete vagas.
No entanto, a Libertadores será decidida entre Palmeiras, atual segundo colocado do Brasileirão, e Flamengo, quarto. Se os times mantiverem a posição no G-6, abre-se a vaga para o sétimo colocado.
Além disso, a Sul-Americana, que, a exemplo da Liberta, também dá ao campeão a vaga na Libertadores do ano seguinte, será decidida entre Red Bull Bragantino, atual quinto colocado do Brasileiro, e o Athletico-PR, nono.
Para completar, a Copa do Brasil também conta com times bem posicionados no Brasileirão nas semifinais: Athletico, Flamengo, Atlético-MG (líder) e Fortaleza (terceiro colocado).
Ou seja: há chance de o oitavo e até do nono melhor do Brasileirão garantirem vaga na Liberta a depender de qual brasileiro conquista o torneio continental e qual posição o Braga e o Furacão terminam na competição nacional.
Se o G-9 se confirmar, os seis times que terminarem entre a décima e a décima quinta-colocação no Brasileiro iriam para a Sula de 2022. Isso quer dizer que só o décimo-sexto colocado “não iria a lugar nenhum” - os quatro últimos, vale lembrar, vão para a Série B do ano que vem.