Fluminense x São Paulo vai ser anulado por erro de direito? Especialistas opinam

Tricolor paulista entrou com ação no STJD alegando erro de direito do árbitro Paulo Cesar Zanovelli

Da redação

Especialistas em direito desportivo veem possibilidade real de haver a anulação de Fluminense x São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, por erro de direito do árbitro Paulo Cesar Zanovelli na partida realizada no Maracanã, em 1º de setembro.

Segundo Andrei Kampff, jornalista e advogado especializado em direito desportivo, houve um erro de direito no jogo. Ronaldo Piacente, procurador-geral do STJD, segue a mesma linha.

O que pode determinar se o jogo vai ser cancelado, ou não, de acordo com os especialistas, é a interpretação da Justiça em relação ao prazo para pedir a anulação.

“O São Paulo tem razão, houve um erro de direito, no meu ponto de vista, e no ponto de vista de várias pessoas que tenho conversado. Esse erro de direito dá causa de anulação de partida, mas a questão fundamental será prazo. Se o intérprete vai fazer uma leitura mais restrita da regra, ou seja, a súmula foi apresentada e teria 48h para se entrar com o pedido, ou uma leitura mais abrangente, entendendo que o áudio do VAR faz parte da súmula e começar a contar o prazo a partir de sexta-feira [6 de setembro]”, explicou Andrei Kampff.

O São Paulo acionou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pedindo a anulação da partida contra o Fluminense depois da divulgação do áudio do VAR, feita em 6 de setembro.

Essa data extrapolaria as 48h oferecidas aos times, após a divulgação da súmula, para pedir a anulação de um jogo. Isso está previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Eu contaria [o prazo] a partir de sexta-feira [6 de setembro], na minha leitura. Mas entendendo como a Justiça Desportiva se comporta, eu acredito que essa questão não vá adiante por causa desse detalhe processual, que o CBJD traz, no artigo 85, de que o pedido para anulação de pedida tem que ser feito até 48h após a apresentação da súmula do jogo [feita em 1º de setembro] - Andrei Kampff.

O que aconteceu em Fluminense x São Paulo

O lance que gerou a polêmica no jogo entre Fluminense e São Paulo aconteceu no primeiro gol do time carioca, marcado por Kauã Elias.

No início da jogada, Calleri faz falta em Thiago Santos, mas, como a bola fica sob o domínio do Fluminense, Paulo Cesar Zanovelli faz sinal de vantagem. Thiago Silva, porém, para a bola com a mão e cobra o que seria a falta para os mandantes.

Nas imagens e áudios do VAR, Zanovelli diz ter dado vantagem ao Fluminense depois da falta de Calleri. Em seguida, porém, ele 'volta atrás' e confirma o gol do time carioca mesmo com Thiago Silva colocando a mão na bola no início do lance.

“Precisa esclarecer essa contradição que tem. No primeiro momento ele fala que deu a vantagem, depois que marcou a falta. Se ele realmente deu vantagem, aí o Thiago Silva não poderia ter colocado a mão na bola, porque a falta inverteria. Aí sim haveria um erro de direito, que é um erro da regra do futebol, e realmente há a possibilidade de impugnação da partida”, disse Ronaldo Piacente, procurador-geral do STJD.

O que é erro de direito

O erro de direito ocorre quando a arbitragem aplica e/ou interpreta equivocadamente a regra do jogo, possibilitando a anulação de uma partida [o que se aplicaria no caso de Fluminense x São Paulo].

Já o erro de fato não possibilita a anulação do jogo. Ele ocorre quando a arbitragem não consegue detectar o que de fato aconteceu e, com isso, toma decisões erradas (seja em marcações disciplinares, cartões amarelos e vermelhos, ou esportivas, faltas, pênaltis).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.