
Oito brasileiros entraram em campo pelas quartas de final da Liga dos Campeões nesta semana. Quase todos tiveram atuações discretas entre terça (15) e quarta (16). A principal exceção foi Gabriel Martinelli, que fez gol, protagonizou boas jogadas e ainda conseguiu a classificação com o Arsenal. Raphinha foi mal, mas tem sido protagonista em quase todos jogos.
Martinelli se destaca e avança com Neto
O segundo gol do Arsenal, que decretou a vitória por 2 a 1, foi marcado por Martinelli. Ele foi lançado no ataque, correu mais rápido que o defensor e finalizou com qualidade.
Além desse lance, Martinelli também se destacou por dar um “rolinho” no Endrick.
O elenco do Arsenal tem mais 3 brasileiros. Mas Gabriel Jesus e Gabriel Magalhães estão lesionados e fora da temporada. Já Neto é goleiro reserva e não costuma jogar, mas vai para o banco.
Raphinha perde a artilharia, mas avança
Raphinha tem sido um dos melhores jogadores da Champions, mas foi bem marcado no segundo jogo contra o Dortmund. Ele atuou mais pela esquerda, errou passes acima da média (25%), desperdiçou cruzamentos (75%) e só acertou um chute a gol, no 2º tempo, defendido por Kobel.
Em um dos gols do Dortmund, uma curiosidade: a bola tocou na mão de Raphinha, que estava poucos centímetros dentro do gol. Ele correu risco de ser expulso, se estivesse um pouco à frente.
O Barcelona perdeu por 3 a 1, mas tinha vencido o primeiro jogo por 4 a 0 e por isso avançou. Porém, Raphinha perdeu a artilharia da Champions por enquanto. Ele tem 12 gols, enquanto Guirassy, do Dortmund, fez um hat-trick e chegou a 13. O brasileiro terá pelo menos mais 2 jogos para superar o guineano.
Marquinhos é salvo por Donnarumma
O PSG teve uma atuação irregular contra o Aston Villa. Até fez 2 gols no começo, mas depois levou a virada e perdeu por 3 a 2. Só avançou porque venceu o primeiro jogo por 3 a 1.
Marquinhos teve pouca culpa nos gols sofridos. Mas falhou em alguns lances que quase balançaram a rede, como em um chute de Rashford. Donnarumma se esticou e salvou.
Carlos Augusto
O lateral esquerdo da Inter entrou no segundo tempo do jogo contra o Bayern de Munique. Ocupou o lugar de Dimarco e ajudou a segurar o empate contra o Bayern de Munique, que garantiu a classificação. Essa tem sido a realidade de Carlos na temporada: ele costuma jogar, mas muitas vezes entra durante a partida.
Trio do Real Madrid é eliminado
Vinicius Jr., Rodrygo e Endrick não conseguiram a remontada pelo Real Madrid. Depois da derrota por 3 a 0 no jogo de ida, o time merengue tentou reagir, mas não atuou bem no geral. Acabou perdendo por 2 a 1 para o Arsenal.
Vini foi o único que jogou 90 minutos e fez o gol do empate contra o Arsenal. Também acertou passes importantes, mas arriscou muitos dribles e desperdiçou jogadas.
Rodrygo ficou mais isolado na direita, participou pouco e foi substituído no começo do 2º tempo. Deu lugar a Ceballos.
Já Endrick entrou no lugar de Lucas e teve meia hora de jogo. Chutou duas vezes para fora, mostrou nervosismo e pouco contribuiu.
Yan Couto eliminado com o Dortmund
Yan Couto jogou como ala contra o Barcelona, mas não conseguiu ajudar o ataque do Dortmund. Ele até acertou uma quantidade razoável de passes (85% em 20 tentativas), mas sem criar chances. Perdeu a bola 7 vezes, fez uma falta e acertou dois desarmes. Acabou substituído por Gittens aos 32 minutos do 2º tempo.
Yan Couto está emprestado ao Dortmund. Ele pertence ao Manchester City e ainda não se destacou na Alemanha.
Como ficaram as semifinais
O Arsenal enfrentará o PSG na próxima fase.
Já o Barcelona terá pela frente a Inter de Milão.