André Ramalho chegou ao Corinthians no dia 16 de julho, quando o Timão só tinha duas vitórias no Campeonato Brasileiro. Mal ele sabia que as dificuldades enfrentadas na temporada terminariam com uma arranca de nove vitórias seguidas e uma vaga na Libertadores. A equipe paulista, que chegou a ficar em 18º no Brasileirão, terminou o torneio na 7ª colocação.
O zagueiro de x anos concedeu entrevista exclusiva ao Jogo Aberto desta quarta-feira (11) e falou sobre a temporada de 2024 e o que sentiu quando chegou ao Parque São Jorge. André Ramalho afirmou que o ano foi igual ao de uma “montanha-russa” e disse também que se surpreendeu ao se juntar ao elenco corintiano.
“Foi uma montanha-russa de emoções. Desde que eu cheguei no clube, eu achava que era como eu via de fora. As vezes o grupo não está unido, pode ser que haja alguma panelinha'. Não é natural, mas o grupo pode acabar se rachando por vários motivos. Mas eu cheguei e encontrei um time completamente unido. Aquilo, pra mim, era o mais importante" - André Ramalho
André Ramalho chegou ao Corinthians e rapidamente virou titular do Timão. O defensor se tornou um dos principais jogadores da equipe na temporada e também foi um dos líderes do time. Com o papel de liderança, foi importantíssimo na recuperação da confiança e do futebol da equipe corintiana, que começou a evoluir durante a disputa da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil.
“O que as copas mostravam naquele momento era que a gente tinha time sim para estar brigando por título, mas também para não estar naquela situação na zona do rebaixamento. Contrastava muito”, frisou.
"Adaptações e paciência foram necessárias para que a gente entendesse o melhor sistema, a melhor forma de jogar. Acho que a gente conseguiu encontrar isso nesse final", adicionou André Ramalho.
O jogador de 32 anos também fez questão de destacar a relação do time com a torcida. Para André Ramalho, o sentimento de jogar no Corinthians é especial e o carinho dos jogadores com o torcedor faz com que essa relação seja ainda mais aprofundada.
Isso mostra a união do nosso time e nossa identificação como um todo. É algo genuíno. A gente canta as músicas da torcida, a gente vive o clube mesmo. Todos os jogadores têm muito orgulho de vestir a camisa do Corinthians.
Por fim, André Ramalho projetou a temporada de 2025 no Corinthians. O zagueiro elogiou o rendimento da equipe e disse que o Timão pode sonhar com ainda mais do que fez em 2024 no próximo ano.
A forma como a gente vem jogando - um time que vem fazendo muitos gols e sofrendo poucos gols - se mostra que o time é muito mais coeso e constante. Isso, obviamente, dá, não só ao torcedor, mas também pra a gente a esperança que a gente pode buscar ainda mais na próxima temporada.