O Brasileirão Série B começou e, como de praxe, está repleta de medalhões (jogadores consagrados) do futebol nacional. Em 2023, por exemplo, a segunda divisão conta com nomes como Nenê, ex-São Paulo e Vasco, Alex Muralha, Vagner Love, Felipe Vizeu, entre outros.
A Band transmite a Série B para todo o Brasil. Você também pode acompanhar os jogos em Band.com.br e em Bandplay.
Nesta lista, há jogadores rodados e com passagens pelo futebol europeu. Alguns, inclusive, já disputaram ao menos um jogo de Champions League na carreira. São os casos de Nenê, Vagner Love, Wellington Nem, Cristiano e Márcio Azevedo.
Confira abaixo os jogadores da Série B já estiveram na Liga dos Campeões e como foi o desempenho de cada um deles.
Nenê (Juventude)
O veterano Nenê, que até pouco tempo era um dos líderes da equipe do Vasco, acertou com o Juventude para a disputa da Série B. O meio-campista de 41 anos disputou a Champions League na temporada 2012/13 pelo Paris Saint-Germain. Foram quatro jogos disputados e uma assistência para ele.
Vagner Love (Sport)
Outro veterano do futebol brasileiro que está na Série B é Vagner Love, referência no ataque do Sport. Com passagens por Palmeiras, Flamengo e Corinthians no Brasil, o centroavante fez história no futebol russo e também jogou a Liga dos Campeões.
Love tem 22 participações na competição europeia, com seis gols marcados e outras seis assistências. A maior parte dos jogos foi defendendo o CSKA, mas o brasileiro também disputou o torneio com o Besiktas.
Wellington Nem (Vitória)
Revelado pelo Fluminense, o canhoto Wellington Nem ganhou projeção nacional e foi vendido para a Europa. Ele disputou a Champions League com a camisa do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Foram quatro jogos em duas edições, sem nenhuma participação direta em gols.
Márcio Azevedo (ABC)
Depois de passagens marcantes por Botafogo e Athletico-PR, Márcio Azevedo foi para a Ucrânia. Primeiro ele jogou pelo Metalist e, quando foi para o Shakhtar Donetsk, disputou três edições da Liga dos Campeões.
Cristiano (Chapecoense)
Lateral-esquerdo da Chapecoense, Cristiano também já disputou a Liga dos Campeões. O atleta defendeu o Sheriff por quatro temporadas e foi titular na histórica vitória da equipe da Moldávia sobre o Real Madrid, na temporada 2021/22, por 2 a 1. O canhoto conversou com a reportagem Band e contou como foi a experiência (assista no vídeo acima).
Bônus: dupla do Criciúma já disputou Liga Europa
O Criciúma tem uma dupla de peso para a disputa da Série B: Eder, ex-São Paulo, e Felipe Vizeu, revelado pelo Flamengo. Ambos os atacantes tiveram passagens pela Europa, mas não chegaram a disputar a maior competição de clubes do mundo.
Vizeu jogou a segunda competição mais importante da Uefa, a Liga Europa, pelo Sheriff, da Moldávia, mas não balançou a rede em quatro jogos. Eder tem seis jogos pela Inter de Milão no torneio, com dois gols e duas assistências registradas.