Polêmica na Arena Independência! Na marca dos 14 minutos da primeira etapa, o América-MG abriu o placar em um lance descontinuado pelo goleiro João Paulo, do Santos, por lesão.
Após bola recuada, João Paulo driblou o atacante Renato Marques em um primeiro momento, mas desistiu do lance após sentir o joelho esquerdo.
Sem entender o lance descontinuado pelo goleiro santista (último homem), o camisa 78 do Coelho se recuperou do drible e pegou a bola. Desmarcado, Renato Marques mandou para o fundo da rede para anotar o terceiro dele na Série B deste ano e inaugurar o placar.
O lance causou revolta em grande parte do elenco do Peixe, que partiu para cima do atacante do América no mesmo minuto. Ele comemorou timidamente o gol. Imediatamente João Paulo precisou deixar o gramado para entrada do reserva Gabriel Brazão.
Na saída de bola, os jogadores do Santos, em tentativa de fazer valer o “fair play”, recuaram a bola para o goleiro Dalberson, do Coelho. Entretanto o camisa 31 apenas dominou e saiu jogando, não devolvendo uma possível gentileza que poderia ser demonstrada na lesão de João Paulo.
O capitão do América-MG, Juninho, chegou a se manifestar no intervalo da partida sobre a polêmica:
"Sendo sincero, acho que erramos quando se fala de fair play. Alguns dias atrás eu falei sobre a tragédia de Porto Alegre e cobrei que nós, seres humanos, nos tornasse pessoas melhores. Mas talvez na primeira oportunidade a gente falhou. Nós falhamos, na minha humilde opinião", afirmou Juninho em entrevista à transmissão da Band.