Na decisão, João Lucas superou Daniel Dutra Silva por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 1/6 e 6/4, no Sociedade Harmonia de Tênis. A competição contou com a participação de oito tenistas brasileiros, classificados com base no ranking da ATP. O torneio segue o formato do ATP Finals, que reúne os oito melhores da temporada.
"Estou muito feliz que ganhei esse título e esse convite (para o quali). Gosto muito de jogar o Rio Open, é um torneio muito grande e tem uma energia incrível. Os brasileiros torcem pela gente, vibram a cada ponto", comentou Reis. "O Rio Open é um torneio muito especial, meu preferido. O maior que já joguei. Estou muito feliz. Agora é fazer uma ótima pré-temporada e levar essa boa energia, essa bagagem, para o Rio Open."
Será a terceira vez que o brasileiro disputará o Rio Open. Em 2023 e neste ano, ele recebeu convite de última hora. Agora tentará avançar no quali para alcançar a chave principal, que já tem confirmados o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo, o dinamarquês Holger Rune, 13º, e o italiano Lorenzo Musetti, 17º. Em 2025, a competição será disputada entre 13 e 25 de fevereiro, no Rio de Janeiro.
A Procopio Cup faz homenagem a um dos pioneiros do tênis brasileiro. Alcides Procópio foi o primeiro campeão brasileiro de adultos, o primeiro brasileiro a ganhar jogos em Wimbledon, o primeiro a conquistar um título internacional e um dos fundadores da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
"O Rio Open sempre procura dar oportunidade a todos os tenistas brasileiros. Por isso criamos a Procopio Cup, que dá oportunidade para todos os atletas brasileiros, sem limitação de idade, disputarem uma vaga no maior do torneio de tênis da América do Sul. O evento desta semana em São Paulo foi um sucesso, com jogos equilibrados do início ao fim", comentou Thomaz Costa, diretor da Procopio Cup.