Acabou a série invicta de João Fonseca e o sonho de chegar mais longe no Aberto da Austrália. Após obter 14 vitórias seguidas e fazer história com o título do Next Gen ATP Finals e a inédita classificação ao primeiro Grand Slam da temporada, a revelação brasileira foi derrotada pelo italiano Lorenzo Sonego na madrugada desta quinta-feira em batalha de 5 sets, com parciais de 6/7 (6), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3, e deu adeus ao torneio. - veja as estatísticas no Band Placar.
Diante do número 55 do mundo, Fonseca chegou a abrir 1 a 0, levou a virada e ainda teve forças para vencer o quarto set e levar a disputa para o tie-break. No entanto, a consistência de Sonego fez a diferença em confronto que durou quase 4 horas. Seu próximo adversário é o húngaro Fabian Maroszan, que surpreendeu ao bater o favorito Francis Tiafoe também em 3 sets a 2, parciais 6/7 (3), 6/4, 3/6, 6/4 e 6/1.
Eliminado na segunda rodada do Aberto da Austrália, João Fonseca deixa o torneio como a mais nova sensação do circuito. Além das 14 vitórias consecutivas, os títulos do Next Gen ATP Finals e do Challenger de Camberra e a vitória consistente sobre Andrey Rublev, número 9 do mundo, logo em sua estreia em Grand Slams, o brasileiro subiu provisoriamente para o 98° lugar do ranking, entrando no top 100.
Nesta semana, com uma vitória grande sobre um tenista consagrado e num dos principais palcos do tênis mundial, Fonseca chamou atenção de lendas do esporte, como Novak Djokovic e Carlos Alcaraz, que reiteraram os elogios ao brasileiro, dizendo ser questão de tempo para que ele esteja entre os melhores do mundo no ranking da ATP.
O primeiro set começou equilibrado. Como aconteceu nas últimas partidas, Fonseca contou com o apoio da torcida brasileira nas arquibancadas, mas viu Sonego em grande forma e o carioca teve dificuldades. Após sair atrás, o brasileiro levou a disputa para o tie-break. Ele viu o adversário salvar três set points, mas se recuperou e fechou o primeiro set em 7/6 (8/6), para delírio dos fãs na Arena 1573, uma das principais quadras do complexo.
Fonseca viu indícios do problema que teria pela frente logo no início do segundo set. O primeiro game durou mais de cinco minutos e, apesar de o brasileiro sair na frente, Sonego mostrou firmeza nas bolas de fundo, quebrando o serviço do carioca e chegando a abrir 1/3. O italiano fechou em 3/6, empatando a partida.
Sonego fez valer a experiência no terceiro set, administrando o ritmo da partida e forçando o erro de João Fonseca. O brasileiro demonstrou irritação e não se encontrou. Mesmo sem encaixar o primeiro serviço, o italiano levou a melhor, fechando em 1/6 e virando a partida.
Apesar do placar adverso, a barulhenta torcida brasileira colocou o jovem de 18 anos de volta na partida, que passou dos habituais três sets que Fonseca estava acostumado. Sob os gritos de "eu acredito", o carioca voltou a demonstrar força nos ataques de mão direita, e foi a vez de Sonego se desestabilizar, ter o serviço quebrado e ver o brasileiro abrir 3/0. O italiano forçou o erro adversário, com boas variações técnicas, mas não foi páreo para os golpes de Fonseca, que fechou o set em 6/3 com uma linda paralela, deixando tudo igual.
O set decisivo mostrou novamente um Sonego mais agressivo, levando o primeiro game com bons saques. João Fonseca teve frieza para ficar na cola do italiano, acertando boas devoluções e belíssimos aces. O italiano esteve à frente do placar durante boa parte do 5º set, e abriu 3/5 ao quebrar o serviço do brasileiro. Fonseca chegou a salvar um match point, mas não conseguiu evitar a derrota.
Com informações do Estadão Conteúdo