João Fonseca é campeão do US Open juvenil

Brasileiro de 17 anos também assume o posto de número 1 no ranking juvenil mundial

Por Andre Cirri

João Fonseca conquistou o US Open juvenil
Pete Staples/USTA

De virada, o prodígio brasileiro derrotou o americano Learner Tien por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. A final ocorreu na noite deste sábado (9) e foi o primeiro título de Grand Slam juvenil de João, que se torna o terceiro brasileiro a conquistar o feito. Em 2018, Thiago Wild também conquistou o grand slam americano juvenil e em 2010 Tiago Fernandes foi campeão do Australian Open.

“Eu ainda não consigo processar isso. É muito incrível, ontem eu disse que não tinha palavras (sobre se classificar para a final), mas também disse que o trabalho ainda não estava feito, mas agora está. Eu estou muito feliz, só quero aproveitar o momento com minha família, amigos e treinador”, disse João na coletiva de imprensa após o jogo.

Entre os profissionais, João está na posição 650 no ranking. Seu último jogo no circuito foi na estreia do Rio Open, quando foi eliminado na primeira rodada. Desde lá disputou apenas Challengers, que são campeonatos menores promovidos pela ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

Fonseca já tinha chegado na final de duplas no Australian Open deste ano, mas foi derrotado. Além dos resultados expressivos em grand slams, conquistou, com a equipe brasileira, o título da Copa Davis juvenil em 2022.

O brasileiro também é especulado como uma das “apostas” de Roger Federer para o futuro do tênis, já que é um dos apenas 3 tenistas que são patrocinados por sua marca “On”.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.