Ainda que convertesse o pênalti contra a LDU, James Rodríguez provavelmente não teria o lance validado. Isso porque, como mostram os vídeos das cobranças de penalidades na eliminação do São Paulo nas quartas de final da Sul-Americana, nesta quinta-feira (31), o colombiano tocou duas vezes na bola na batida que acabou isolando.
Uma eventual checagem do VAR poderia ter invalidado a cobrança na disputa no Morumbi.
Veja a disputa de pênaltis de São Paulo x LDU
Nas imagens, é possível ver que James toca com o pé direito antes de chutar de canhota e isolar a bola – o meia foi o segundo a cobrar na série vencida pelo time equatoriano por 5 a 4. No tempo normal, o Tricolor venceu por 1 a 0.
O colombiano entrou aos 22 minutos do segundo e fez boa partida com bola rolando. Foi dele inclusive a batida de escanteio que resultou no gol de Arboleda. Na disputa de pênaltis, porém, James teve a infelicidade de desperdiçar a cobrança.
James usou as redes sociais para lamentar a perda da penalidade e dizer que a situação é inédita na carreira.
“Hoje me tocou perder um pênalti em uma decisão, algo que jamais havia acontecido em minha carreira. Assumo a responsabilidade pela eliminação. Gostaria de agradecer o torcedor são-paulino que mais uma vez encheu o Morumbi e apoiou o time. Estou muito triste, mas confiante de que minha história no clube está apenas começando e que teremos muitos motivos para sorrir juntos”, publicou o colombiano.
Dorival percebeu os dois toques
O técnico Dorival Junior comentou o lance na coletiva de imprensa após a partida, e observou que algo de errado havia acontecido.
“James escorregou. Acho até que deu dois toques”, disse. “Uma pena, porque ele entrou muito bem. E estava triste pelo momento no vestiário”, completou o treinador.
Lance semelhante aconteceu recentemente na Libertadores, no confronto entre Inter e River Plate. Na disputa de pênaltis nas oitavas de final, no Beira-Rio, Solari, do River, teve a cobrança anulada após checagem do VAR apontar os dois toques.