Ítalo Ferreira foi vice-campeão mundial de surfe nesta sexta-feira (6). O brasileiro, que chegou para o WSL Finals na quinta colocação, perdeu para John John Florence na decisão, disputada em melhor de três baterias, em Trestles, na Califórnia (EUA).
O havaiano, que chegou para a final do mundial surfe com a lycra amarela, ou seja, primeira colocação do ranking, esperou o vencedor dos três rounds anteriores para fazer a decisão da temporada. Diante de Ítalo, ele venceu duas baterias e assegurou o tricampeonato.
Antes de chegar à final, disputada em melhor de três rounds, Ítalo havia eliminado Ethan Ewing (AUS), Jack Robinson (AUS) e Griffin Colapinto (EUA), todos em baterias únicas, disputadas também nesta sexta.
Com a conquista de John John Florence, o Brasil encerra uma série de cinco títulos mundiais seguidos no surfe masculino.
Desde 2018, apenas surfistas brasileiros tinham sido campeões do mundo. Gabriel Medina (2018 e 2021), Ítalo Ferreira (2019) e Felipe Toledo (2022 e 2023) venceram no período. Em 2020, não houve competição por causa da pandemia.
Nos últimos 10 anos, o Brasil venceu 7 títulos mundiais no surfe. Nos outros três anos, considerando já a temporada 2024, John John Florence levou a melhor.