O Internacional se manifestou nesta segunda-feira (26), em comunicado divulgado para imprensa, sobre o caso da acusação de importunação sexual do mascote Saci, envolvendo uma repórter que trabalhava no jogo do Colorado neste final de semana.
A denúncia do episódio aconteceu logo após o Gre-Nal 441, válido pela primeira fase do Campeonato Gaúcho e vencido pelo Internacional por 3 a 2 neste último domingo (25).
Segundo comunicado oficial do Colorado, o funcionário responsável por dar vida ao mascote do clube, o Saci, será afastado das atividades durante todo o processo de apuração judicial envolvendo o caso.
Além disso, o clube também se colocou à disposição para oferecer imagens do estádio no dia do clássico para a polícia, com finalidade para elucidar eventual importunação. O caso será acompanhado pela 1° Delegacia da Mulher de Porto Alegre.
Logo após o jogo, a jornalista apareceu usando as próprias redes sociais para dividir o episódio e lamentar a situação:
"O Grenal lamentavelmente terminou num BO pra mim. Importunação sexual pelo mascote do SC Internacional. Mais um dia a mulher querendo fazer seu trabalho no futebol e sofrendo com isso com alguns idiotas que são criminosos. Vou até o fim pra que mais nenhuma mulher passe por isso" - terminou Gisele Kümpel.
Pelo lado do Colorado, a resposta institucional para o caso ocorreu nesta segunda-feira (26), em comunicado divulgado para imprensa.
Confira a nota emitida pelo clube na íntegra:
"Sobre o registro de ocorrência envolvendo a figura do mascote Saci, o Sport Club Internacional informa que encaminhou as imagens de seu circuito interno de monitoramento para a Delegacia responsável pela apuração do episódio.
Confiamos que todos os fatos serão devidamente esclarecidos junto à autoridade policial. Por essa razão, e esperando a célere resolução do caso, o funcionário responsável pelo mascote e o próprio Clube estarão a disposição das autoridades. Até a conclusão do procedimento, o funcionário ficará afastado da representação do Saci.
Por fim, o Sport Club Internacional manifesta seu respeito ao trabalho de toda a imprensa e repudia todo e qualquer caso em que haja importunação ou manifestação de cunho preconceituoso."
Confira posicionamento do rival Grêmio, também envolvido no clássico, em comunicado na noite desta segunda-feira:
"O Grêmio tomou ciência da denúncia de importunação sexual feita por uma repórter durante o clássico Grenal no último domingo, 25, no estádio Beira-Rio. Na ocasião, a jornalista Gisele Kümpel, do Canal Monumental, relatou ter sido importunada pelo mascote do Sport Club Internacional.
O Clube espera que as autoridades competentes tomem as medidas cabíveis sobre o caso e reitera repúdio a qualquer ato de assédio ou discriminação, dentro ou fora dos estádios."
Após vitória no clássico, o Internacional volta aos gramados já neste meio de semana, quarta-feira (28), em confronto válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Os comandados de Eduardo Coudet viajam para Alagoas para enfrentar o ASA, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, às 20h.