Quem passou pelo Circuito do Anhembi nesta quinta-feira (5) percebeu uma dificuldade que os pilotos da Fórmula E terão no E-Prix de São Paulo, neste final de semana: a meteorologia.
As pesadas nuvens ofereceram um cenário bastante instável. Em poucos minutos, o sol forte dava lugar a uma temperatura amena e eventualmente alguns chuviscos. Pouco depois, o sol forte estava de volta. O dia na capital paulista terminou com chuva.
A combinação deixa a programação para o fim de semana bastante imprevisível. Não apenas com a possibilidade de chuva, mas também pelo impacto na temperatura dos pneus. Tudo isso no momento em que a Fórmula E tem uma versão atualizada do carro das últimas temporadas, o Gen3, agora chamado Gen3 Evo.
“É o que é. Enquanto equipe, temos dois cenários pensados e vamos ver o que pode acontecer estando no seco ou estando no molhado, estando aquele intermediário chato também. Não vale a pena pensar demais, porque não podemos prever o futuro. Temos que estar preparados para qualquer situação”, afirmou o português António Félix da Costa, piloto da Porsche.
“É difícil dizer. Temos muito para trabalhar no novo carro, especialmente nos pneus. Será muito interessante ver como eles se comportam aqui. Nos últimos anos, a corrida foi com muito calor. O calor não é incomum, mas podemos ter alguma chuva. Isso pode ser um grande assunto. Nunca pilotamos na chuva aqui, e esperamos que não chova, temos que esperar para ver”, analisou Mitch Evans, da Jaguar.
Para Nick Cassidy, companheiro de equipe de Evans na Jaguar, a condição “não é a ideal”, mas fazer um prognóstico antecipado pode ser um pouco complicado. “Acho que trata-se de acertar os procedimentos, saber onde vamos começar com o carro”, explicou.
Já segundo o alemão Pascal Wehrlein, campeão da temporada 2023/2024, a instabilidade climática não deve favorecer ou atrapalhar especificamente pilotos ou equipes. “Eu não espero muito, para ser sincero”, disse o alemão da Porsche. “É a mesma coisa para todo mundo. Precisamos apenas tentar ser os mais rápidos”, completou.
Para Lucas di Grassi, um pouco de imprevisibilidade pode ajudar. Em 2023/2024, a ABT terminou apenas com a nona colocação no Mundial de equipes; agora, com os trens de força da Lola-Yamaha substituindo da Mahindra, um pouco de “caos” pode até ajudar.
“Vai ser complicado, mas a gente vai tentar fazer o melhor, tentar ficar de olho na previsão do tempo, tentar tomar as decisões certas. Se chover, o pneu novo é muito ruim na chuva e vai ser complicado. Mas se criar um pouco de caos é sempre bom para a gente”, brincou.
Formula E na Band
A temporada 2024-25 da Formula E começa com o E-Prix de São Paulo, nesta sexta-feira (6), no Anhembi, com transmissão completa do Grupo Bandeirantes.
Formula E em São Paulo 2024 - saiba onde assistir:
Sexta-feira, 6
16h30 - Treino Livre 1 - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
Sábado, 7
7h30 - Treino Livre 2 - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
9h40 - Classificação - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
13h45 - Corrida - Band, Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube