Morreu nesta segunda-feira (18) em Miami, nos Estados Unidos, o ex-jogador de hóquei no gelo Konstantin Koltsov. Ele tinha 42 anos e era namorado da tenista bielorrussa Aryna Sabalenka, atual vice-líder do ranking da WTA.
A morte de Koltsov foi confirmada em nota oficial do Salavat Yulaev Ufa, time de hóquei no qual o ex-jogador trabalhava como treinador. A causa, no entanto, não foi divulgada.
“Era uma pessoa forte e alegre, querido e respeitado por jogadores, colegas e torcedores. Konstantin escreveu seu nome para sempre na história do nosso clube”, diz o texto.
Com passagens por diversos times da Rússia e de Belarus no início da carreira, Koltsov foi chamado pelo Pittsburgh Penguins no draft da NHL de 1999. Defendeu a equipe durante três temporadas, de 2002 a 2004 e entre 2005 e 2006. Além disso, jogou pelo Wilkes-Barre/Scranton Penguins, equipe afiliada da franquia de Pittsburgh na AHL (American Hockey League, liga secundária de hóquei nos EUA).
Koltsov disputou nove vezes o Campeonato Mundial de Hóquei e duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno. Aposentou-se em 2016 e vinha trabalhando como treinador.
Koltsov teve três filhos do primeiro casamento. Em 2021, ele começou a namorar Aryna Sabalenka, e era visto com frequência em jogos da tenista. Nas redes sociais, Sabalenka não se manifestou sobre a morte do namorado.