Aposentadoria? Helio Castroneves mantém 'fogo' e sonha com Stock Car e Le Mans

Prestes a completar 50 anos, piloto brasileiro correrá pela primeira vez na Nascar, mas ainda busca outras oportunidades

Por Emanuel ColombariGabriel Alberto

"Seria muito bacana também fechar este ciclo com uma temporada da Stock Car, diz"
Meyer Shank Racing

O currículo de Helio Castroneves no automobilismo internacional é coisa para poucos. Prestes a completar 50 anos, o brasileiro venceu quatro vezes as 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002, 2009 e 2021), um recorde compartilhado com nomes com AJ Foyt, Rick Mears e Al Unser. Venceu também três vezes as 24 Horas de Daytona (2021, 2022 e 2023), além de ter sido campeão da IMSA (2020) e vice-campeão na Indy (2002, 2008, 2013 e 2014). Hora de pensar em aposentadoria?

Que nada. Em 2025, Helinho correrá pela primeira vez na Nascar. Em fevereiro, o brasileiro disputará a Daytona 500 que abre a temporada da Nascar Cup Series como convidado da equipe Trackhouse Racing, e garante que parar de correr é algo que ainda não passa pela cabeça.

“Estou muito vivo, muito pronto, e eu amo muito o esporte que eu cresci”, afirmou o piloto em entrevista coletiva nesta terça-feira (7). “O fogo e a animação ainda estão muito vivos. Eu não vou me colocar em uma posição em que eu acho que não estou pronto para fazer. Então, (parar) nunca passou a minha mente, e provavelmente vai demorar muito tempo para eu tentar fazer a transição de não correr mais.”

Embora tenha o carro da Trackhouse para tentar uma vaga no grid da Daytona 500 em 2025, Helinho não deve disputar outras provas da Nascar Cup Series no ano. Mesmo assim, ele admite a possibilidade de voltar à prova em 2026 – a exemplo do que faz nas 500 Milhas de Indianápolis, única prova da Indy que correrá no campeonato.

“Olha, quando você vê uma oportunidade incrível como essa, é muito difícil que você deixe ela passar. E temos que ver o futuro”, disse. “Sim, eu adoraria continuar, sem dúvidas, assim como estou fazendo as 500 Milhas de Indianápolis. E eu sei que tenho o potencial para fazer isso. Sim, definitivamente vou continuar trabalhando para fazer isso acontecer.”

Helinho na Stock Car

Mas Helio Castroneves ainda tem mais lacunas a preencher na carreira. E uma delas é disputar uma temporada completa da Stock Car, categoria com a qual tem uma longa história: o pai, Helio, era proprietário de uma equipe, e o próprio Helinho assistia corridas nos circuitos desde criança.

Já consagrado, Helinho participou de duas etapas da Stock. Em 2012, foi 14ª na prova de Interlagos que encerrou a temporada; em 2013, sofreu um forte acidente nos treinos da etapa de Ribeirão Preto e não largou na corrida.

“Adoraria participar, foi onde criou minha paixão no começo, quando eu tinha cinco anos de idade”, contou. “Seria muito bacana também fechar este ciclo com uma temporada da Stock Car.”

Mas também há outro circuito que atrai Helio Castroneves: La Sarthe, palco das 24 Horas de Le Mans. O paulista garante que adoraria disputar a prova “se pintar a oportunidade”.

“Le Mans é outro tipo de corrida que eu não tive oportunidade. Mas tem que ser oportunidade boa também – só para ir para passear não é legal. Corrida não é um esporte em que você pode estar aí só admirando, tem que estar em uma equipe legal, ou se torna pesadelo”, explicou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.