Fórmula E tem carro atualizado e mudanças no grid para temporada 2024/2025; confira

Campeonato da categoria elétrica começa neste final de semana com o E-Prix de São Paulo

Da redação

Vai começar a temporada 24/2025 da Fórmula E. Mas você já conhece a Fórmula E?

Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer - afinal, trata-se da principal categoria de carros elétricos do automobilismo mundial. E se já conhece e curte, fique de olho nas novidades que o próximo campeonato vai trazer.

A temporada 2024/2025 começa neste final de semana com o E-Prix de São Paulo. E seja você iniciante ou experiente na Fórmula E, o Band.com.br preparou um pequeno guia sobre o que esperar do campeonato.

Confira!

O que é a Fórmula E?

Historicamente, o público que gosta de automobilismo é fã de monopostos - aqueles carros chamados de “fórmula”, com lugar para apenas um piloto. Foi assim que a Fórmula 1 saiu da Europa e ganhou o mundo, e foi assim que a Indy se tornou uma sensação a partir dos Estados Unidos.

A Fórmula E é uma dessas categorias de monopostos, mas com uma peculiaridade: os carros são movidos a motores elétricos, ao invés dos motores a combustão utilizados em outras categorias.

Por que a Fórmula E existe?

A ascensão da categoria reflete o crescimento do segmento no mercado automotivo - que, em 2023, já correspondia a 17% do mercado automotivo global. A Noruega está na vanguarda dessa transição: em 2022, 80% dos carros vendidos já eram 100% elétricos.

Mas não é de agora que o mercado de carros elétricos tem chamado a atenção do automobilismo. A Fórmula E nasceu em 2014, mas os planos datam de pelo menos 2011.

Já nesta época, o então presidente da FIA, Jean Todt, cogitava uma competição para carros elétricos. Como seria inviável a conversão da Fórmula 1 a curto prazo, a opção foi criar uma nova categoria.

Os planos foram apresentados ao espanhol Alejandro Agag e ao italiano Antonio Tajani, com boas relações entre políticos e empresários europeus. Agag tomou a dianteira da iniciativa, e conseguiu tirar os planos do papel três anos depois.

Corridas de rua

Nos últimos anos, o público viu a Fórmula E correr em circuitos fechados, em etapas como Cidade do México, Xangai e Portland. Mesmo assim, historicamente, a categoria corre em circuitos de rua em grandes cidades ao redor do mundo.

É o caso de São Paulo, que recebe a competição em um traçado que passa pela Avenida Olavo Fontoura e pelo Sambódromo do Anhembi. Mas também é o caso de cidades como Mônaco, Jedá, Tóquio, Londres, e em etapas que ficaram pelo caminho, como Buenos Aires e Cidade do Cabo.

É uma característica da Fórmula E, que quer que as grandes cidades onde corre observem fontes de energia mais limpas e uso de materiais recicláveis como alternativas ao cenário atual. Assim, as corridas de rua se tornam plataformas ideais para a apresentação de conceitos sustentáveis em grandes centros urbanos.

O que vai mudar no carro?

A temporada 2024/2025 terá pequenas mudanças na Fórmula E. No carro, os pilotos terão novas asas dianteiras e pneus com mais aderência. Além disso, um novo trem de força dianteiro foi acrescentado, mas só poderá ser utilizado nas qualificações, nas largadas das provas e durante o Modo Ataque.

Trata-se de uma evolução do carro atual da categoria, o Gen3. A novidade chegou a ser chamada informalmente de Gen3,5, mas ganhou o nome oficialmente de Gen3 Evo.

A grande novidade deve vir mesmo na temporada 2026/2027, quando a Fórmula E estreará o Gen4. O novo carro deve ser mais leve e mais potente, além de contar com novos componentes.

O que muda no grid?

Entre as equipes, duas mudanças. Na ABT, a Cupra (divisão esportiva da SEAT) deixou a parceria e foi substituída pela Lola, que trouxe também a Yamaha como fornecedora de powertrains. A ERT, por sua vez, foi vendida e virou Kiro Race.

Entre as 11 equipes do grid, quatro mantiveram os pilotos da temporada 2023/2024: Porsche, Jaguar, Envision e Mahindra. As outras sete tiveram mudanças, com destaque para a Maserati, que trocou os dois pilotos.

Entre os brasileiros, Lucas di Grassi permaneceu como titular da ABT. Sérgio Sette Câmara ficou sem vaga na Kiro e virou reserva da Nissan.

Formula E na Band

A temporada 2024-25 da Formula E começa com o E-Prix de São Paulo, nesta sexta-feira (6), no Anhembi, com transmissão completa do Grupo Bandeirantes.

Formula E em São Paulo 2024 - saiba onde assistir:

Sexta-feira, 6

16h30  - Treino Livre 1 - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube

Sábado, 7

7h30 - Treino Livre 2 - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube

9h40 - Classificação - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube

13h45 - Corrida - Band, Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais