Guerra faz Dynamo ter que enfrentar viagem de 19 horas para jogar em casa na Liga Europa

Equipe ucraniana vai jogar partidas da competição continental na Almenha por causa do conflito

Da Redação

Dynamo de Kiev em viagem de ônibus na Liga Europa
Divulgação/ Dynamo de Kiev

O Dynamo de Kiev enfrenta a Roma fora de casa nesta quinta-feira (24), com transmissão da Band, Banplay e Band.com.br,  mas é possível dizer que todos os jogos da Liga Europa. Equipe fará as partidas como mandante na competição em Hamburgo, na Alemanha. 

O motivo é a guerra contra a Rússia, que domina a vida dos ucranianos nos últimos dois anos, e afetou o nome, as viagens e o público que assiste aos jogos do 

“Novo” nome e vida de visitante

A Uefa permitiu que as equipes ucranianas participassem das competições europeias - luxo que não foi estendido para a Rússia, acusada de iniciar a guerra com a invasão. Há um porém: os times não podem jogar no próprio país, ainda alvos de confrontos e bombardeios. 

A decisão trouxe mudanças profundas para o Dynamo, a começar pelo nome. A Uefa começou a usar “Kyiv” para se referir à cidade, pronuncia mais próxima do ucraniano, enquanto “Kiev” tem influência russa. 

A principal mudança foi que a equipe virou uma eterna visitante no continente. Ela jogou as partidas da Liga Europa de 2022/23 na Polônia, que serviu de casa para muitos refugiados ucranianos no início da guerra. Na Conference League da última temporada, os jogos foram na Romênia. 

Em 2024/25, o local escolhido foi o estádio do Hamburgo, na Alemanha. Experiência em ser anfitrião das equipes ucranianas o local tem. Ele foi a casa do Shakhtar Donetsk na última temporada. 

Sem homens e viagens de ônibus

No estádio, o Dynamo também vai contar com um público diferente. Mesmo que os fãs queiram atravessar a fronteira para ver os jogos, homens entre 18 e 60 anos enfrentam fortes restrições para deixar o país por causa da guerra. 

Quando jogou na polônia, há dois anos, uma parte considerável do público eram de mulheres e crianças, as pessoas que podem deixar o país e viver como refugiadas. 

A guerra afeta até mesmo a logística do clube. Com o espaço aéreo fechado por causa da guerra, os jogadores precisam atravessar a Europa de ônibus. 

Na primeira partida em Hamburgo, o clube lidou com uma viagem de 19 horas, envolvendo um trem, um ônibus e finalmente um voo para chegar até a Alemanha. O jogo acabou 3 a 0 para a Lazio. 

Sem pausa no campeonato nacional

Para se sentir em casa, o Dynamo disputa o Campeonato Ucraniano. A federação local decidiu ainda em 2022 retomar o campeonato nacional. 

Curiosamente, quem foi campeão das duas edições do campeonato foi o Shakhtar Donetsk, equipe que joga “fora de casa” desde 2014, quando as províncias da região do Donbass entraram iniciaram uma rebelião separatista com a Ucrânia. 

A Rússia usou a proteção das províncias separatistas como um dos argumentos para a invasão. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.