O Grêmio demonstrou interesse na adesão à Libra, a Liga do Futebol Brasileiro, na tarde desta terça-feira (17). O clube gaúcho, porém, busca debater novas pautas a fim de concretizar a entrada no grupo, que atualmente é composto por Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco.
Em comunicado oficial, o Tricolor afirmou que quatro pontos condicionam a entrada do clube gaúcho na Libra: maior justiça na distribuição dos recursos; eliminação de decisões por unanimidade; aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento; gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente.
Nesta segunda-feira (16), 25 clubes, das Séries A e B, se reuniram no Rio de Janeiro em busca de uma aproximação com a Libra, como América-MG, Avaí, Atlético Goianiense e Coritiba. O objetivo demonstrado por todas as partes é a criação da Liga com os 40 participantes das Séries A e B a partir de parâmetros técnicos e objetivos.
Veja a nota divulgada pelo Grêmio nesta terça-feira (17):
O Grêmio comunica, após realizar os devidos ritos de debates internos, a intenção de aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Para que tal propósito se concretize, o Clube ainda sugerirá nos debates posteriores que sejam obedecidas as seguintes pautas: maior justiça na distribuição dos recursos; eliminação de decisões por unanimidade; aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento; gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente.
O Grêmio reitera o desejo de contribuir para a consolidação da Libra, buscando a maior convergência possível para todos os clubes das séries A e B.