Grêmio quer punição após caso de racismo de atleta do River Plate contra gandula na Ladies Cup

Episódio aconteceu nesta sexta-feira, provocando encerramento de jogo no fim do primeiro tempo

Da redação

Em nota oficial divulgada na noite desta sexta-feira (20), o Grêmio prometeu fazer “todo o possível” para que uma punição seja aplicada contra o time feminino do River Plate.

As duas equipes se enfrentaram horas antes pela terceira rodada da fase de grupos da Brasil Ladies Cup 2024. Aos 38 minutos do primeiro tempo, quando o placar indicava o empate por 1 a 1, um gandula foi vítima de gestos racistas feitos por Candela Díaz, atleta do time argentino.

O gandula tentou comunicar a arbitragem, o que deu início a uma briga generalizada. Enquanto as jogadoras do Grêmio protegiam o repositor de bolas, as rivais do River Plate tentam cerca-lo. Não houve policiamento na contenção da briga.

O jogo foi encerrado com o placar de 1 a 1 e o Grêmio avançou à final como vencedor do Grupo B. Na nota, o clube lamentou o episódio, prestou solidariedade ao gandula e anunciou que um boletim de ocorrência seria registrado.

“Faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis”, diz o texto. “Nós, do Clube de Todos, não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação”, acrescenta o texto.

O River Plate, por sua vez, manifestou “seu mais absoluto repúdio” em comunicado nas redes sociais, e informou que “está tomando as medidas disciplinares correspondentes, e seguirá trabalhando para erradicar este tipo de conduta”.

Confira na íntegra o comunicado do Grêmio:

Viemos a público manifestar a nossa indignação com os fatos ocorridos durante o jogo contra o River Plate pela última rodada da fase de classificação da Brasil Ladies Cup, na noite desta sexta-feira no estádio Canindé, em São Paulo.

Na parte final do primeiro tempo, logo após empatar a partida, as nossas atletas se revoltaram ao presenciar jogadoras do River fazendo gestos racistas para um gandula.

Ao defender o gandula as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Na confusão a partida foi interrompida e seis jogadoras do River acabaram expulsas, dando fim ao jogo.

Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que foram agredidas de maneira inadmissível e intolerável.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia responsável e faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis.

Nós, do Clube de Todos, não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, inspirados em alguns dos nossos maiores ídolos como o Everaldo, estrela na bandeira Tricolor, Lupicínio Rodrigues, autor do hino Imortal, Tarciso Flecha Negra, lenda do ataque e atualmente mascote do Clube e Marianita, pioneira do futebol feminino e maior jogadora Gremista de todos os tempos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais