A Fórmula E tem muitas novidades para a temporada 2024/2025. Entre as equipes, a ABT Cupra virou Lola Yamaha ABT, enquanto a ERT virou Cupra Kiro. Entre os pilotos, nomes como Zane Maloney, David Beckmann e Taylor Barnard viraram titulares, enquanto Sérgio Sette Câmara, Jehan Daruvala e Sacha Fenestraz perderam vagas no grid.
O principal assunto no grid, no entanto, é o novo carro da categoria elétrica. O Gen3, usado desde a temporada 2022/2023, ganhou atualizações e passou a se chamar Gen3 Evo, o que deve exigir uma rápida atuação entre todas as equipes.
Mas o que muda no carro da Fórmula E?
A principal novidade é a tração. Os carros são originalmente movidos pelo trem de força que alimenta o eixo traseiro, mas o eixo dianteiro também será acionado em determinados momentos, como o modo ataque durante as provas. Assim, ainda que provisoriamente, os carros deixam de ser carros com tração 4x2 traseira e passam a ser tração 4x4, algo inédito em categorias internacionais de monopostos.
“Eles liberaram para a gente, no regulamento técnico, poder usar o motor que já estava na frente do carro. Só que a gente só usava esse motor para recuperar energia. Agora, a gente pode usar esse motor dianteiro para acelerar o carro. Isso levou o carro de acelerar de 0 a 100 km/h de 2.8s para 1.8s. O carro ficou muito mais rápido”, explicou Lucas di Grassi, titular da Lola Yamaha ABT, à Band.
“Essa combinação de acertar o carro para tração nas quatro (rodas), tração nas duas (rodas) traseiras, vai deixar a estratégia bastante interessante”, acredita o brasileiro, que espera o carro até 3s mais rápido por volta em São Paulo diante das atualizações.
O projeto aerodinâmico também passou por mudanças, impactando principalmente a asa dianteira dos carros. Os pneus, fabricados pela Hankook, igualmente mudaram e ficaram mais macios. Com isso, os pilotos vão precisar se entender com novas estratégias.
“Os pneus estão bem diferentes – têm melhor desempenho em uma volta, mas um desempenho pior em uma distância mais longa”, analisa Pascal Wehrlein, da Porsche.
“É uma evolução grande. Temos pneus com mais grip, tração nas quatro rodas quando temos a potência máxima ativada no carro. A dinâmica da corrida vai mudar um pouco com isso também, os attack modes vão ser muito bons a nível da ação que vão ter na corrida. Estou contente com essa evolução”, comemorou António Félix da Costa, também da Porsche.
Formula E na Band
A temporada 2024-25 da Formula E começa com o E-Prix de São Paulo, nesta sexta-feira (6), no Anhembi, com transmissão completa do Grupo Bandeirantes.
Fórmula E em São Paulo 2024 - saiba onde assistir:
Sexta-feira, 6
- 16h30 - Treino Livre 1 - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
Sábado, 7
- 7h30 - Treino Livre 2 - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
- 9h40 - Classificação - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
- 13h45 - Corrida - Band, Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube