Neymar voltou aos gramados neste domingo (13), depois de mais de 40 dias afastado por problemas físicos. Saindo do banco de reservas, o astro substituiu Tiquinho Soares, mas não conseguiu evitar a derrota do Santos por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
Mas se Neymar tinha condições de jogar, deveria ter começado no banco de reservas? A questão foi debatida na edição desta segunda-feira (14) do programa Galvão e Amigos.
“Se ele está sentado no banco, pode entrar já jogando. Não precisava nem estar no banco, pode entrar jogando”, analisou o ex-treinador Emerson Leão.
A opinião foi semelhante à de Vanderlei Luxemburgo, que foi além. Para ele, Neymar já não tem condições de jogar como ponta e nem deve jogar no meio-campo.
“Tem que ter a vivência. Eu colocaria ele para jogar de cara, mas não colocaria na posição que ele joga. O tempo de ele jogar na posição dele já passou. O tempo que ele tem que jogar agora é centroavante, para ele ficar próximo da área”, afirmou.
“Agora ele está jogando de camisa 10, no meio, longe da área”, descreveu Galvão Bueno.
“Onde joga o Messi? Onde joga o Cristiano Ronaldo?”, questionou Craque Neto, convidado da edição, lembrando a atuação de ambos mais junto à área. “E onde joga o Neymar? Buscando a bola do zagueiro. Está errado.”
Para Leão, Neymar pode ser um elemento mais perigoso se jogar mais avançado. “Ele dentro da área é pênalti toda hora”, completou.
Galvão Bueno ainda destacou a participação de Neymar na derrota do fim de semana no Rio de Janeiro. Embora tenha elogiado a atitude do camisa 10, fez questão de frisar que ele ofereceu pouco perigo à defesa do Fluminense.
“Ele não fez uma grande partida, ele não fez grandes lances. Ele teve aquela discussão com o (Samuel) Xavier, depois ele se comportou muito bem. Teve uma atitude bonita de abraçar o Renato (Gaúcho), sorriso, uma atitude bonita de levar os jogadores para a torcida do Santos, de agradecer o apoio. Deu entrevista para nós numa boa. Achei que talvez não quisesse. Acho que ele jogou intensamente”, destacou Galvão. “Mas não fez uma grande partida. O que eu penso: mostrou que dá para botar para jogar assim. É o tempo que vai fazer dar certo.”
Mas Craque Neto se mostrou pouco otimista com o futuro de Neymar. “Ele não vai jogar”, completou.