Tricampeão da Stock Car em Interlagos, Gabriel Casagrande exaltou o título conquistado neste domingo (15). O piloto da AMattheis Vogel confirmou o favoritismo e venceu a temporada de 2024, assim como fez em 2021 e em 2023. Em entrevista exclusiva à Band, o paranaense disse ser grato pela oportunidade e que irá comemorar muito a conquista.
“Uma gratidão muito grande. Só tenho a agradecer a todo mundo que torceu e, primeiramente, a Deus, por me dar a capacidade de fazer o que eu mais amo no mundo. Mandar um beijo também para minha irmãzinha que não pôde vir. E estou muito feliz. Foi uma corrida que o ritmo estava muito forte desde o início. Eu estava tentando poupar, mas não tinha como. O que a gente fez era mais do que o suficiente e agora é comemorar", destacou Casagrande.
O tricampeão também ironizou o julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva sobre a polêmica dos pneus na etapa do Velopark. O STJD se reunirá para bater o martelo sobre o caso às 16h desta segunda-feira (16). O piloto da AMattheis Vogel entende que o campeonato está encerrado.
Pra mim, acabou (o campeonato). O que eles fizerem de agora em diante não está mais no meu controle. Eu vou comemorar e aí se quiserem mudar (o resultado do campeonato), que mudem, mas vão buscar o troféu lá longe, porque eu vou levar esse aqui embora.
Entenda suposta irregularidade das duas equipes nos pneus da Stock car
A etapa do Velopark na temporada 2024 da Stock Car foi disputada nos dias 7 e 8 de setembro. Gianluca Petecof venceu a sprint e Felipe Baptista levou a corrida principal. Mas um problema na classificação mudou os resultados daquele final de semana
Os tempos de Rafael Suzuki (TMG) e Enzo Elias (Crown Racing), chamaram a atenção. Chovia em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, e a diferença do pole position Suzuki para o terceiro colocado foi de pouco mais de 0.8s. Enzo foi segundo, quase 0.7s à frente do mesmo adversário.
Esta vantagem nos tempos é bastante incomum na Stock Car, o que levantou suspeitas em outros times.
A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) recolheu os pneus dos dois carros e também dos respectivos companheiros – Felipe Massa e Felipe Baptista. Vale lembrar que as duas equipes dividem a mesma oficina na cidade de Americana (SP).
As amostras foram enviadas à sede da Hankook, na Coréia do Sul, para inspeção. O laudo ficou pronto no último dia 31 e foi constatada uma adulteração nas características físicas e químicas dos compostos, o que contraria o artigo 15.5 do regulamento técnico da categoria.
Em nota, a TMG assegurou que não utilizou aditivos ou substâncias nos pneus, cumprindo o regulamento técnico. Disse também que conversou com Hankook, CBA e Vicar, a empresa promotora da Stock Car, para esclarecer tecnicamente o que foi feito, e mostrou que o processo não é proibido pelo regulamento.
De acordo com o regulamento da Stock Car, é proibido o uso de substâncias que alterem as características físicas, químicas e mecânicas dos pneus. Sendo assim, Rafael Suzuki, Enzo Elias, Felipe Baptista e Felipe Massa foram desclassificados da etapa do Velopark.
As equipes recorreram da decisão. A Crown defende que o processo realizado nos pneus da etapa do Velopark não é expressamente proibido pelo regulamento, e apesar de respeitar a decisão, reforçou que vai entrar com recurso. Segundo as equipes, os quatro pilotos não sabiam dos procedimentos.
Confira a classificação final da Stock Car Pro Series 2024:
- Gabriel Casagrande - 926 pontos
- Felipe Massa - 885 pontos
- Dudu Barrichello - 868 pontos
- Ricardo Zonta - 864 pontos
- Julio Campos - 835 pontos
- Felipe Baptista - 806 pontos
- Rafael Suzuki - 790 pontos
- Daniel Serra - 779 pontos
- Bruno Baptista - 767 pontos
- Thiago Camilo - 710 pontos